Nota Pública
Nota pública do Instituto Ethos sobre indicação de ministro para o STF
O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social vem a público manifestar sua opinião de que a indicação do ministro a preencher a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) seja feita por meio de intensa consulta e participação da sociedade brasileira.
A sociedade civil brasileira está mobilizada em milhares de organizações que promovem uma constante e crescente pressão pelo aprimoramento das instituições democráticas. São exemplos disso as redes de organizações sociais como o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), a Articulação Brasileira contra a Corrupção e a Impunidade (Abracci) e a Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político.
A construção de mecanismos democráticos de participação no processo de escolha dos ministros do STF, prática comum nos países democráticos, contribui para aprimorar os sistemas nacionais de integridade.O cargo aberto no STF com a aposentadoria do ministro Eros Grau é uma oportunidade para aperfeiçoarmos a democracia brasileira, com a participação efetiva da sociedade nas decisões de Estado.
Jorge Luiz Numa Abrahão
Presidente-executivo
Um comentário:
Parabens pela iniciativa. envolva o AVAAZ neste movimento. Alem das organizacoes mencionadas nas Nota o Avaaz tem milhares de seguidores no Brasil e no mundo organizados digitalmente. Apóio este movimento irrestritamente. Todos juntos por um Ministro etico, competente e que represente os interesses do povo na Corte Maxima da Justica brasileira.
Postar um comentário