Da Importância dos Jardineiros

“O que é mais importante? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde, haverá um jardim. Um jardim sem jardineiro, logo desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro.
O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem”
Rubem Alves

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O que você tem a ver com a corrupção

Mais alguns eventos programados para o Dia Nacional de Combate à Corrupção:

1 - SANTA CATARINA
Dia internacional contra a corrupção
No Dia Internacional Contra a Corrupção, 09/12, a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC fará uma cerimônia a fim de comemorar as ações de combate à corrupção realizadas no estado. O evento conta com a palestra “O que você tem a ver com a corrupção?” proferida pelo Promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto e mesa-redonda com a mesma temática. A Comissão de Ética da universidade também apresentará o anteprojeto “O sentido da ética na UFSC” e lançará o concurso de monografias com o mesmo tema.

Fará parte do evento a premiação dos ganhadores do 4º Concurso de Desenho e Redação da Controladoria Geral da União em Santa Catarina, que este ano teve seis ganhadores no estado.
No período da manhã será realizada uma panfletagem no Terminal Urbano do Centro de Florianópolis. A ação será promovida pela CGU/SC em parceria com o Ministério Público de SC – MPSC e Tribunal de Contas do Estado – TCE, dentre outros.

A cerimônia na UFSC terá início às 14h na Sala dos Conselhos da Reitoria – Hall da Reitoria. Estarão presentes o chefe da CGU/SC, Marcelo Campos da Silva, o procurador do MPSC, Ricardo Paladino, o presidente da Comissão de Ética da UFSC, professor Paulo Roney e o procurador do MP junto ao Tribunal de Contas do Estado – TCE, Diogo Roberto Ringenberger.
O Dia Internacional Contra a Corrupção foi instituído há 7 anos, na cidade de Mérida, no México, quando diversos países assinaram a Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção. O objetivo era fortalecer a cooperação internacional para ampliar a prevenção e o combate à corrupção no mundo todo. No Brasil, é a Controladoria-Geral da União (CGU) que acompanha a implementação da Convenção e de outros compromissos internacionais assumidos pelo País, que tenham como objeto a prevenção e o combate à corrupção.

Este ano o Dia Internacional será promovido em Santa Catarina pela parceria da CGU, MPSC, TCE, Ministério Público do Trabalho, Fundação Casan - Fucas, Instituto Consciência e Cidadania, Associação dos Tribunais de Conta - Atricon, Receiba Federal do Brasil - RFB, Escritório Central de Arrecadação e Distibuição de Direitos Autorais – ECAD e Secretaria Estadual da Fazenda/ DIAG.

ATO SOLENE DO DIA 09/12/2010: Dia Internacional Contra a Corrupção


PROGRAMAÇÃO

Evento: “O que você tem a ver com a corrupção?”

Data: 09 de dezembro de 2010Horário: 14h às 19h
Local: Sala dos Conselhos / Piso térreo do Prédio da Reitoria 14:00h
Cerimonial de abertura

14:30h
Palestra “O que você tem a ver com a corrupção?”
Palestrante: Afonso Ghizzo Neto – Promotor de Justiça do Ministério Público

15:30h
Mesa-Redonda – Tema: “O que você tem a ver com a corrupção?”
Participantes:
Marcelo Campos da Silva – Representante da Controladoria Geral da União
Ricardo Paladino – Representante do Ministério Público do Estado de SC
Darlei Dall'Agnol - UFSC – Departamento de Filosofia/CFH
Coordenador: Paulo Roney Ávila Fagundez – Comissão de Ética Pública da UFSC

16:30h
Intervalo (coffee break)

17:00h
Apresentação do anteprojeto da Comissão de Ética Pública “O sentido da ética na UFSC”

17:30h
Lançamento do Concurso de Monografia “O sentido da ética na UFSC”

18:00h
Premiação do 4º Concurso de Desenho e Redação da CGU

18:30h
Encerramento

Comissão Organizadora
Universidade Federal de Santa Catarina – Comissão de Ética Pública

Apoio
Associação dos Membros dos Tribunais de Contas- ATRICON
Controladoria-Geral da União - CGU
Escritório Central de Arrecadação e Distribuição – ECAD
Fundação Casan - FUCAS
Instituto Consciência e Cidadania – ICC21
Ministério Público do Estado de Santa Catarina – MPSC
Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina – MPT-SC
Observatório Social Florianópolis - OSF
Receita Federal do Brasil – RFB
Secretaria de Estado da Fazenda - SC – SEF/DIAG
Tribunal de Contas da União - TCU
Tribunal de Contas de Santa Catarina – TCE SC

2 - PARANÁ
Dia internacional contra a corrupção
O Dia Internacional Contra a Corrupção, 09/12, no Paraná, será marcado por um evento que será realizado no próximo dia 17/12, junto ao Ministério Público local. O evento conta com a palestra “O que você tem a ver com a corrupção?” proferida pelo Promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto e mesa-redonda com diversos participantes.
Maiores informações no site do MPPR
http://www.facebook.com/l/e5005xpOd7wEJ0uOHeSXAxlpX6Q;www.mp.pr.gov.br
3 - RIO GRANDE DO SUL
Dia internacional contra a corrupção
Evento CORRUPÇÃO: Diversos Olhares ultrapassa o número de 300 inscritos
Com a participação do Governador eleito; do ex-comandante do BOPE do RJ, Rodrigo Pimentel, que abordará o conteúdo corrupção a partir do "Tropa de Elite 2"; do ator Global Werner Schünemann que falará sobre a corrupção e o papel da cultura; detre outros especialistas na temática (confira o cartaz e o folder do evento em anexo).
O ato se insere na campanha nacional do MP denominada “O que você tem a ver com a corrupção?”. As inscrições são limitadas e gratuitas.
Confira a programação:
http://www.facebook.com/l/e5005MoJ_HXlQZ0hdeYAYsBkqpg;www.programagestaopublica.com.br/site/pd...f/folderprogramacao.pdf
4 - MATO GROSSO DO SUL
Dia internacional contra a corrupção
Rede de Controle da Gestão Pública promove campanha de combate a corrupção
Uma iniciativa do Projeto O que você tem a ver com a corrupção?
De 06 a 09 de Dezembro próximo, os 14 órgãos integrantes da Rede de Controle da Gestão Pública promovem uma campanha nacional de combate a corrupção. Além de entrevistas na imprensa, com dirigentes destes órgãos, seus organizadores promovem oficinas junto aos técnicos para discutir e apresentar casos concretos de como alguns gestores públicos tentaram burlar a fiscalização e os mecanismos utilizados para detectar essas tentativas.

Em Mato Grosso do Sul, serão realizadas oficinas na sede da Escola Superior de Controle Externo do TCE/MS (Escoex) e no SEBRAE. Aproximadamente 40 agentes públicos dos Órgãos que compõem a Rede de Controle da Gestão Pública no Estado de Mato Grosso do Sul, e que realizam auditorias, discutirão sobre as irregularidades e impropriedades constatadas nas licitações e contratos, com vista a aprimorarem suas atuações.

Os organizadores também irão promover uma mobilização para a Importância do Combate à Corrupção por todos, com fixação de cartazes da campanha em ônibus urbanos.
Também será impresso anúncio gratuitamente nos jornais locais com as informações da campanha. A proposta é sensibilizar a população para o seu papel no combate à corrupção e informar os mecanismos para esta atuação, colocados a sua disposição pelos órgãos de controle.
Confira:
http://www.facebook.com/l/e5005Am2ed2p4reXhJ_oNx6s6fQ;www.pantanalnews.com.br/contents.php?CID=64216

5 - RONDÔNIA
Dia internacional contra a corrupção
Evento contará com a participação do Governador eleito. A mobilização faz parte da campanha nacional do MP denominada “O que você tem a ver com a corrupção?”. Saiba mais:
http://www.facebook.com/l/e5005_i4cPR21zoiQFfJGU8zDkg;www.mp.ro.gov.br

6 - ESPÍRITO SANTO
Dia internacional contra a corrupção
Além do lançamento da exposição fotográfica nacional O QUE VOCÊ TEM A VER COM A CORRUPÇÃO? será realizada uma grande mobilização pública e educativa com a participação de atores globais. Maiores informações com o COORDENADOR NACIONAL DO PROJETO, Dr. Sérgio Machado Dário.


7 - OUTROS ESTADOS E DF
Dia internacional contra a corrupção Também realizarão ações para marcar a data. Maiores informações com o COORDENADOR NACIONAL DO PROJETO, Dr. Sérgio Machado Dário, ceaf@mpes.gov.br

















































Nenhum comentário: