Da Importância dos Jardineiros

“O que é mais importante? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde, haverá um jardim. Um jardim sem jardineiro, logo desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro.
O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem”
Rubem Alves

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Luiza Dezena Torres da Silva

Águas da Prata ficou menor e mais triste: Luiza nos deixou. Perdemos a amiga, a incentivadora e talvez a maior expressão de amor por esta cidade. Deixa um exemplo de vida e de fé que nenhum revés conseguiu abalar.

Lembro da Luiza, mãe. Onze filhos, onze cidadãos da melhor qualidade que ela deixou de presente para a cidade que amava - dois estão com ela, mais felizes agora.

Lembro da Luiza mulher, que sorvia, com entusiasmo, o que vida tem de melhor: o amor dos filhos (noras e genros também são filhos), netos, a amizade, a arte, a poesia, a energia e perfeição em tudo o que fazia.

Lembro da Luiza da Academia de Letras de São João da Boa Vista, escritora premiada da cadeira do Drummond. (na foto, com Clineida e Maria Célia)

Lembro da Luiza amiga: papos no banco "me dá uma carona? meus filhos não me deixam mais dirigir".

E o café? "Vai lá em casa, botar o papo em dia..." Tantas vezes combinado, o tempo passou e não fui. Que pena!

Talvez ela não tenha sabido o quanto era amada por todos os pratenses, talvez sim.

Para você Luiza, de Manuel Bandeira, um poema que retrata sua vida:

"Quando a Indesejada das gentes chegar

(Não sei se dura ou caroável),

Talvez eu tenha medo.

Talvez sorria, ou diga:

- Alô, iniludível!

O meu dia foi bom, pode a noite descer.

(A noite com seus sortilégios.)

Encontrará lavrado o campo, a casa limpa

A mesa posta,

Com cada coisa em seu lugar."

Nenhum comentário: