Da Importância dos Jardineiros

“O que é mais importante? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde, haverá um jardim. Um jardim sem jardineiro, logo desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro.
O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem”
Rubem Alves

domingo, 6 de dezembro de 2009

A Estante




Júlia tem apenas 15 anos. É filha do Henrique Ziller, servidor do TCU, presidente do IFC, parceiro da GUARÁ e grande amigo de Águas da Prata. O texto mostra o olhar do jovem sobre a corrupção e a importância da participação, embora seja o gesto de um único cidadão. Parabéns, Júlia, que a juventude possa se espelhar no seu exemplo.

A ESTANTE
Hoje eu voltei para casa da escola de ônibus. Em algumas paradas de ônibus daqui de Brasília tem uma estante com um monte de livros desorganizados, e jogados lá. Esses livros quando foram colocados lá deveriam estar em ordem, e os cidadãos supostamente deveriam tomar conta para que a estante permanecesse organizada. Tem dias já que eu olho a estante, incomodada com o estado dela, hoje eu decidi arrumar a estante. Comecei separando os livros do mesmo tipo, revistas, livros maiores, livros menores... Arrumei uns dois andares da estante. O ônibus chegou minha irmã me chamou, a gente entrou sentou e eu olhei pra estante e tinha uma mulher lá olhando a estante começando a separar os livros da terceira estante! Uns cinco minutos depois eu pensando na estante ainda, eu fiz a seguinte analogia: acaba que a estante é como o nosso governo. Os cidadãos colocaram os governantes lá, mas não tomaram conta para que o governo não virasse uma bagunça. Eu percebi com a minha atitude de organizar a estante (e toda a analogia que eu fiz depois) que só precisam de algumas pessoas que se importem em organizar essa situação para que as outras percebam que elas devem fazer o mesmo! O NOSSO GOVERNO SÓ VAI MUDAR QUANDO OS CIDADÃOS SE IMPORTAREM COM ISSO E COMEÇAREM A "ORGANIZAR" A CASA. Só o povo pode fazer algo. O POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO!
Júlia Ziller (15 anos)

2 comentários:

Fernanda disse...

Júlia, sou jovem como você e vou mostrar sua redação para os meus amigos e mostrar como devemos cuidar da cidade como cuidamos do nosso quarto e das coisas que são importantes para nós.
Não conheço você, mas um abraço.
Fernanda

Unknown disse...

Pode mostrar sim, é bom saber que você também se preocupa com isso. Beijos, Julia Ziller