Da Importância dos Jardineiros

“O que é mais importante? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde, haverá um jardim. Um jardim sem jardineiro, logo desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro.
O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem”
Rubem Alves

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Dia 9 de dezembro - Dia Internacional de Combate à Corrupção

O Dia Internacional contra a Corrupção, comemorado no dia 9 de dezembro é uma referência à assinatura da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, que ocorreu na cidade mexicana de Mérida. Em 9 dezembro de 2003, mais de 110 países, incluindo o Brasil, assinaram a Convenção, que entrou em vigor, internacionalmente, no dia 14 de dezembro de 2005.

No Brasil, O Congresso Nacional aprovou o texto em maio de 2005 e no dia 31 de janeiro de 2006 a Convenção foi promulgada, passando a vigorar no país com força de lei. A Convenção da ONU contra a Corrupção é o mais completo e abrangente instrumento internacional juridicamente vinculante (que obriga cumprimento). A sociedade civil e o setor privado desempenham um papel importante ao apoiar os governos na implementação da Convenção, fiscalizando, denunciando e exigindo que a administração pública seja mais transparente e aberta a mecanismos de fiscalização e controle.

O maior aliado da população e das entidades voltadas ao Controle Social é o Ministério Público que recebe as denúncias, apura e as encaminha, quando for o caso, à Justiça.


Vários eventos acontecerão no país nesse dia. O maior deles será em Brasília com o Seminário Nacional - “Superando a Cultura da Corrupção”, que vai marcar o Dia Mundial de Combate à Corrupção. O Seminário será nos dias 9 e 10 de dezembro, em Brasília organizado pela ABRACCI – Articulação Brasileira Contra a Corrupção e a Impunidade. Local: Auditório Ministro pereira Lira – Tribunal de Contas da União (TCU) Setor de Administração Federal Sul – SAFS, Quadra 4 lote 1

Centenas de entidades voltadas ao Controle Social que pela qualidade e competência de seus trabalhos e pelo enorme crescimento de suas Redes, fazem do Brasil o que parece ser contraditório: um dos países mais corruptos do mundo e dos que têm mecanismos mais eficientes no combate à corrupção, estamos atrás apenas do México que é quase perfeito. O que falta? A maciça participação popular na fiscalização do uso do dinheiro público – do nosso dinheiro.

Nenhum comentário: