Da Importância dos Jardineiros

“O que é mais importante? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde, haverá um jardim. Um jardim sem jardineiro, logo desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro.
O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem”
Rubem Alves

sábado, 27 de novembro de 2010

Brasília terá corrida contra a corrupção

Com objetivo de sensibilizar a sociedade brasileira de forma lúdica, o projeto “Venceremos a Corrupção” realiza, no dia 12 de dezembro, uma corrida em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, em uma tentativa de estimular a população a cobrar a transparência da aplicação do dinheiro público.

Essa será a primeira ação do projeto, que é formado por quatro entidades: Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Contas Abertas, Instituto de Fiscalização e Controle (IFC) e Comunidade de Inteligência Policial e de Análise Evidencial (Cipae).

A corrida acontecerá em um domingo (12/12) a partir das 9h.
Este é apenas o primeiro evento. O ‘Venceremos a Corrupção’ tem em vista o Ficha Limpa, por exemplo, toda essa mobilização que o Brasil está atravessando”, explicou Duque Dantas, um dos idealizadores do projeto.

Servidor público, Dantas é voluntário no IFC e no Cipae e a partir de contatos com diretores do MCCE e do Contas Abertas articulou o “Venceremos a Corrupção”.

O projeto é recente. O primeiro evento será a corrida em dezembro. Mas para o ano que vem, já são estudadas ações específicas: “Queremos fortalecer o índice de transparência. Já é obrigado por lei que municípios de no mínimo 50 mil habitantes tenham um portal de transparência em seu site. O projeto pretende mobilizar a sociedade para que todos esses municípios sejam cobrados pela sua própria população”, disse.

“Outra ação é capacitar as entidades organizadas para saber exatamente o que cobrar da prefeitura quanto à transparência e anticorrupção. Se eu sou um cidadão leigo no assunto, como vou me capacitar para cobrar, denunciar, etc? É nisso que queremos trabalhar”, completou. Segundo ele, o IFC já trabalha com ONGs municipais que, entre outras atividades, trabalham na capacitação da população nesse sentido. 112 ONGs são vinculadas ao Instituto.

Saiba mais sobre a corrida e faça sua inscrição acessando:

Nenhum comentário: