Da Importância dos Jardineiros

“O que é mais importante? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde, haverá um jardim. Um jardim sem jardineiro, logo desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro.
O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem”
Rubem Alves

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Obrigado, meu Deus

O Blog Prata Rainha agradece a todos que nos enviaram votos de Boas Festas e retribui colocando aqui a mensagem do nosso querido André de Tucuruí PA, que resume o que deveria ser nosso pensamento de todos os dias. Obrigado, amigos queridos e um 2010 que com certeza será maravilhoso, porque assim o faremos.

Obrigado, meu Deus...
Não temos nada a pedir, somente a agradecer. Agradecemos por mais um ano, por estarmos vivos, por termos saúde, pelos problemas e desafios que nos tiram do comodismo e nos fazem ir à luta, pelo apoio que recebemos e que nos gratifica, pelas perseguições e calúnias que nos incentivam a nos fortalecer e a corrigir nosso rumo, pelas demonstrações de afeto, carinho e reconhecimento que nos confortam e nos incentivam na luta, pela crença em um Deus vivo que não quer que seus filhos sejam alienados, ignorantes e subservientes, mas que sejam antes felizes guerreiros da luz.
Agradecemos ao sol que ilumina os nossos dias, à lua e as estrelas que enchem de ternura e romantismo as nossas noites, agradecemos por termos o privilégio de sermos viajantes desta maravilhosa espaçonave chamada terra, e acima de tudo, por sermos filhos desta terra
maravilhosa e abençoada que é o Brasil.

OBRIGADO NOSSO DEUS, A TI O PODER E A GLÓRIA PARA SEMPRE!!!
Equipe do Transparência Tucuruí e do Folha de Tucuruí.

Folha de Tucuruí - Site:http://www.transparenciatucurui.org/

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Museu da Corrupção

Vale a pena visitar esse museu. Passeie por suas salas, abra portas, guarde esse endereço porque o museu é constantemente atualizado.
Mudar isso só depende de nós.

www.dcomercio.com.br/especiais/2009/museu/index.htm

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Lei aprovada na calada da noite

É lei: Nossa Bandeira não mais reinará sozinha e soberana, sobre todo o território nacional.
"Salve lindo pendão da esperança, salve símbolo augusto da paz!"
Vejam a lei aprovada na calada da noite e nos últimos dias do ano.
Clique no endereço abaixo e veja a notícia completa.

http://brasilacimadetudo.lpchat.com/index.php?option=com_content&task=view&id=8126&Itemid=1

Transparência

Acompanhe seu deputado. Clique no endereço abaixo e acompanhe o desempenho e os gastos do seu deputado. Acostume-se a utilizar as ferramentas que o ajudarão na hora de votar.
Lembre-se: Voto não tem preço, tem consequências!

http://www2.camara.gov.br/transparencia

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Trinta moedas levaram Cristo à cruz

Mensagem de Boas Festas que merece nossa reflexão e a efetiva participação dos homens de bem no combate às ações dos traidores da Pátria.

Trinta moedas levaram Cristo à cruz.
A corrupção continua matando inocentes.
Neste tempo de alegria e esperança que seja incorporada ao nosso dia-a-dia a construção de um mundo sem corrupção.
Um sonho possível, se fizermos a nossa parte.
Feliz Natal e que 2010 seja um ano glorioso para nossa utopia!


Arimatéia Dantas
Força Tarefa Popular - Piauí

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Movimento "Brasília é Limpa"

A pancadaria da Polícia Militar contra manifestantes do “Fora Arruda” no Distrito Federal no último dia 9 de dezembro, Dia Internacional de Combate à Corrupção, gerou, pelo menos, 15 mobilizações instantâneas. O movimento Brasília é limpa, passe o branco no verde do Arruda, criado após as cenas de agressão da cavalaria na capital federal, usou torpedos SMS, e-mails e outros meios rápidos de comunicação para realizar protestos flashes.
Veja o vídeo da pancadaria na manifestação do Fora Arruda
O objetivo principal do movimento é o impeachment do governador do DF, José Roberto Arruda (sem partido) e do vice, Paulo Octávio (DEM). O grupo, porém, tem por trás do movimento uma proposta mais abrangente: eles querem aumentar o custo da corrupção, ou seja: querem tornar mais constrangedora, mais penosa, a vida do político que é pego desviando dinheiro público. Um dos principais líderes do movimento tem um nome que é quase um trocadilho: Marcelo Facchina, 25 anos. A pronúncia correta de seu nome, de origem italiana, é "Faquina”. Mas bem poderia mesmo ser “Faxina”. Porque é uma faxina o que ele pretende com seu movimento, não por acaso batizado de “Brasília é Limpa”. “O custo de roubar hoje no Brasil é muito pequeno. Se as pessoas passarem a realmente entender o processo de corrupção como um problema (...), o político vai precisar de um discurso mais sólido”, disse Facchina, em entrevista exclusiva ao Congresso em Foco.
Um discurso mais sólido significa, entre outras coisas, adotar justificativas mais coerentes do que declarar que R$ 50 mil recebidos como propina foram usados para comprar panetones. O movimento quer abrir os olhos da população para que os eleitores tenham uma postura mais crítica diante dos políticos. “Quando se trata do debate político, pessoas que muitas vezes se indignam não fazem de fato alguma coisa a respeito. Daí a necessidade de se criar mobilizações diferentes, para as pessoas perceberem que, quando você faz um debate de ideias, você está fazendo política”, explica Marcelo.
O formato usado pelo grupo foi o de flashmobs – mobilizações instantâneas em um local público para realizar determinada ação inusitada. Durante dez dias, a partir do dia 9 de dezembro, o grupo realizou suas atividades. As pessoas combinavam a ação em reuniões no dia anterior, comunicavam amigos e conhecidos e se encontravam no local combinado para um protesto flash. Entre as atividades, os manifestantes interpelaram pessoas na rua e perguntaram: “O que elas fariam se seu filho, Arrudinha, roubasse panetone do mercado?”. Fizeram também ações como o Telemarketing Vem para a Luta – onde os participantes discaram números aleatórios e sugeriram ações para as pessoas protestarem de casa – e o Leilão Fora Arruda, em que pessoas na rua davam lances para acertar a data da saída de Arruda do governo.
Assista aqui a vídeos das atividades do movimento
“Percebemos que as pessoas acolhem as mobilizações. Dificilmente elas são refratárias a esses tipos de ação”, concluiu Marcelo. Por ser uma proposta de movimento flash, o grupo se desfez no último domingo (20). Os participantes devem agora entrar em recesso e retomar atividades a partir do dia 11 de janeiro. A intenção é que cada participante crie uma nova linha de mobilização. Os manifestantes querem de presente de Natal “um governo novo” para o DF. Acompanhe o site do movimento Brasília é Limpa .

Samba do Panetone

Feliz Natal com muita paz e alegria. Agora, quanto ao panetone.... seja lá o que Deus quiser!


segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Um pouco da história da Rede

A história da GUARÁ se funde a centenas de histórias por esse Brasil a fora. Mostramos um pouco da história do Arimatéia, anjo combatente do Piaui.
Hoje, como surgiu a Amarribo - mãe de todas as Ongs da Rede e a Asajan do Fábio Oliva, nosso cassador oficial de prefeitos - em 4 anos foram sete e o oitavo está em processo de cassação.

Em meio a escândalos envolvendo mensalão, desvio de verbas, nepotismo e outras práticas ilegais, uma nova iniciativa de combate à corrupção surge no Brasil. São cidadãos que, cansados de ver o dinheiro público ser gasto indevidamente, decidiram tomar alguma atitude.

A inspiração de muitas entidades de combate à corrupção é a Associação dos Amigos de Ribeirão Bonito (Amarribo), criada em 1999 para melhorar a qualidade de vida da cidade do interior paulista. "Percebemos a dificuldade de fazer melhorias porque sempre esbarrávamos nos desvios de recursos. Então decidimos investigar", conta a diretora de combate à corrupção da entidade, Lizete Verillo. As investigações resultaram em acusações que levaram à renúncia do prefeito de Ribeirão Bonito, Sérgio Buzzá (PMDB), em 2002. Hoje, a Amarribo mantém uma rede de 187 entidades semelhantes, que lutam contra a corrupção em várias cidades do país. "Cerca de 30% das cidades brasileiras já entraram em contato pelo menos uma vez com a nossa associação. É um crescimento impressionante" avalia Lizete.

Uma dessas associações está em Januária, no Norte de Minas. A indignação contra a má administração levou o jornalista Fábio Oliva a criar a Associação dos Amigos de Januária (Asajan). "Meu pai morreu em uma ambulância a caminho de Montes Claros porque o combustível acabou no meio do caminho", conta. Quando o mesmo quase aconteceu com seu sobrinho, ele e um grupo de moradores decidiram agir. Em 2004 criaram a ONG, e, desde então, seis prefeitos com indícios de corrupção deixaram a prefeitura por ações que partiram da entidade. "Passamos a fazer um acompanhamento sistemático das licitações de Januária. Descobrimos que 80% das fraudes estão lá", explica Oliva. A Asajan ainda não tem sede, telefone ou computadores próprios, mas já ajudou a fundar outras cinco entidades semelhantes no Norte de Minas Gerais e em São Paulo. O jornalista afirma que o apoio da população foi fundamental nos trabalhos da entidade. "Começamos a receber cópias de documentos, telefonemas anônimos sobre casos de desvios. Uma entidade assim só consegue funcionar com o apoio da população", avalia Fabio Oliva.

Fonte: Murilo Rocha

Jornal "O Tempo"

Januária, de novo!

O prefeito de Januária MG, advogado Maurílio Néris de Andrade Arruda, não vai gostar de um dos seus presentes de Natal. O Ministério Público Estadual, através do promotor Felipe Gomes Araújo, ingressou dia 18 com Ação Civil Pública, no valor de 1,5 milhão de reais contra o político januarense que também está sob processo de cassação na Câmara de Vereadores, sobrestado temporariamente por uma liminar do Tribunal de Justiça de MG.
Arruda consegue com isso bater o recorde de seus antecessores ao sofrer sua Ação Civil Pública no primeiro ano de administração. De 2004 a 2008, portanto em quatro anos, Januária teve 7 (sete) prefeitos.
Fábio Oliva
Jornalista Investigativo
Filiado à Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo
Líder Avina

Abaixo, a ação


NÚMERO TJMG: 035209057259-0
NUMERAÇÃO ÚNICA: 0572590-77.2009.8.13.0352
1ª CÍVEL,CRIME E VEC



Distribuição: 18/12/2009
Valor da causa: R$ 1.500.000,00

Classe: Ação Civil de Improbidade Administrativa


Assunto: -
Município do processo: JANUÁRIA/MG
Competência: CÍVEL

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Lula acusa países ricos de fazer "barganha"

Em um pronunciamento duro, feito de improviso, Lula criticou a falta de entendimento entre os diversos chefes de governo que se reuniram até a madrugada desta sexta-feira e enviou um recado aos países ricos, que nas palavras do presidente foram à conferência para "barganhar".

Lula justificou a decisão de contribuir para o fundo afirmando que, para o mundo desenvolvido, conseguir que todos os seus cidadãos "tomem café da manhã, almoço e janta" era uma coisa do passado. Mas que para muitos países da África, América Latina e Ásia "isso ainda é uma coisa do futuro", arrancando palmas da plateia.

Ele destacou que o dinheiro dos países ricos para auxiliar os pobres a enfrentar o aquecimento global não deve ser encarado como uma esmola, mas um "pagamento pela emissão de gás estufa feita durente dois séculos por quem teve o privilégio de se industrializar primeiro".

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Não resisti!!!

Além de não votarem o impeachman, os deputados distritais, antes do recesso, votaram a liberação de C$ 800.000,00 para as empresas que pagavam propina para eles.
É, tão garantindo o deles para as férias, né? Lei da Ficha Limpa, já!!!! Quando vamos deixar de ser platéia e viramos atores desse espetáculo chamado República?


Como agem os covardes










No encontro realizado em Brasilia, nos dias 9 e 10 de dezembro, no auditório do Tribunal de Contas, foram apresentadas denúncias de violência contra membros da Rede de Controle Social, agora reunidas na Abracci. Já foram vítimas: Flávio Macedo, de Montalvânia, Fábio Oliva de Januária e agora Sônia Dota de Analândia. Como os responsáveis em Montalvânia e Januária já respondem, foi encaminhada ao Ministério da Justiça, a covarde violência a Sônia Dota.
Segue, notícia, cópia da denuncia e fotos do momento da entrega. A denúncia foi encaminhada por Arimatéia Dantas, que faz um trabalho maravilhoso no Piaui.
Há 8 anos Arimatéia, nas suas férias, percorre uma média de 250 km, a pé, visitando entra 8 a 10 cidades. Em 2009 foi realizada a marcha de número 9. É comovente o amor à Patria desse "combatente", como ele gosta de ser chamado. Além de tudo é um amigo muito querido por todos nós. Para conhecer esse apostolado clique no link abaixo.

EXMO. SR. MINISTRO DA JUSTIÇA DA REPUBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.



DENUNCIA DE AMEAÇA CONTRA ATIVISTA
DE DIREITO HUMANOS DO COMBATE À CORRUPÇÃO.



A FORÇA TAREFA POPULAR, articulação da sociedade civil que objetiva o exercício pleno da democracia direta por meio do controle social fiscalizando as contas públicas, por seu ativista e coordenador JOSÉ ARIMATÉIA DANTAS LACERDA, brasileiro, solteiro, advogado OAB/PI 1613/86, com endereço na rua 04 de Outubro, 399, Esperantina-PI., vem perante expor e requerer o que segue:

Nos dias 09 e 10 de dezembro de 2009 reuniram-se em Brasília várias entidades de militam no combate à corrupção participando do seminário “Superando a Cultura da Corrupção” organizado pela ABRACCI – Articulação Brasileira Contra Corrupção e Impunidade.

No evento foi exposto a situação de ativista da ABRACCI , SONIA MARIA DOTTA, brasileira, solteira, aposentada, RG 9912559, residente na rua H, 351, Portal da Samambaia, município de Analândia-SP. A ativista depois que iniciou o trabalho de fiscalização das contas públicas municipais criando a ong AMASA – Amigos Associados de Analândia passou a receber ameaças.

No dia 10 de novembro de 2009 em sessão da Câmara de Vereadores de Analândia o Sr. Beto Perin, ex-prefeito, falando na Tribuna Livre relatou sua insatisfação com as denuncias feitas pela ativista e foi taxativo em afirmar que: “... então a senhora é a primeira que assinou a lista de denuncia? É a primeira que esta em minha lista e um por um vai dar conta disto!”. Referia-se a lista de cidadãos que assinaram denúncia de irregularidades da sua gestão que fora entregue a Promotoria de Justiça da comarca. Neste mesmo dia no final do evento afirmou que a mesma sumisse da cidade.

Por volta da zero hora do dia 11.11.09, isto é, horas depois das ameaças, a residência da combatente foi atacada com pedras que danificaram o telhado e causaram grande momento de terror. A situação se agravou com o fato da cidade se encontra as escuras devido ao apagão.

O fato foi denunciado a Policia local e feita o boletim de ocorrência, cuja copia segue anexa.

A situação de ameaça e obstrução ao exercício constitucional do controle social via fiscalização das contas públicas foi exposto no encontro da ABRACCI motivando a preocupação coletiva pela integridade física e pela vida da militante Sonia Dotte. O fato será divulgado pela entidade e comunicado aos órgãos do Estado brasileiro.
Ante o exposto, comunica-se oficialmente ao Estado brasileiro a situação da ativista, para que tome as medidas pertinentes para que as ameaças não sejam cumpridas.
Pede-se de forma especial que este ministério notifique a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo para as medidas pertinentes e que a noticia crime esboçada no boletim de ocorrência seja apurada com rigor peculiar ao Estado Democrático de Direito.
Os ativistas da luta contra a corrupção articulados em todo Brasil acompanham atentamente os acontecimentos em Analândia e sabemos do risco real que esta prática cívica está sujeita impera o reforço, ainda mais, da vigilância do Estado e da sociedade civil.

Brasilia, 11 de dezembro de 2009.


José Arimatéia Dantas Lacerda
-ADVOGADO-

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Prá quem diz que na Prata nada acontece.......

Dia 16 - No Teatro Municipal de São João da Boa Vista, às 20 horas, lançamento do CD "Caminho da Fé", com a cantora Walgra. Entrada Franca.

Dia 18 - Formatura dos alunos do ensino fundamental e médio, no "Thimóteo Silva", às 19 horas, com apresença do Coral Vozes de Águas da Prata. No repertório a canção "América" de Milton Nascimento.

Dia 19 - Atrações para as crianças, a partir das 15 horas e, se estiverem terminados os últimos retoques, inauguração da fonte a partir das 19 horas.

Dia 20 - Balneário Teotônio Vilela, às 18:30, grande festa de Natal: Cantata de Natal "Adorai", Auto de Natal com presépio vivo pelas Mulheres da Prata.
Coral Vozes de Águas da Prata e Coral de Santa Cruz das Palmeiras entoando músicas natalinas.
Haverá surpresas e novidades durante o espetáculo.
Vamos lá pessoal, o que você está fazendo aí parado???

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Transparência

Clique no link abaixo e veja os recursos federais recebidos por Águas da Prata em 2009.
Navegue no site e saiba mais. Acostume-se a acessar o Portal da Transparência.

http://sp.transparencia.gov.br/Águas_da_Prata/

Vigília Iluminada



Não sei se o planeta vai ser salvo, não sei se um dia conseguiremos ser uma Nação livre do cancro da corrupção, não sei se nos livraremos da hipocrisia, do ódio que mata em nome de Deus, do preconceito que é fruto da ignorância e da intolerância. Só sei que não perdemos a capacidade de nos indignar e que podemos olhar a criatura que nos olha através do espelho sem que precisemos baixar os olhos.Somos poucos, somos loucos, visionários, deliciosamente otimistas, alegres, felizes na essência do sopro do Deus que nos quer felizes.
O recado foi dado, Águas da Prata fez sua parte como aquela fábula do beija flor apagando incêndio na floresta. Tudo muito lindo!
O vendaval e a tempestade foram a resposta da natureza mostrando o tamanho da nossa responsabilidade. Beijos pra todos que lá estiveram e saíram com cabelos, roupa e alma lavados.





























sábado, 12 de dezembro de 2009

São João sofre com enchente


As chuvas desta quinta-feira, dia 9, trouxeram de volta o problema com enchentes que atrapalha um bocado a vida dos sanjoanenses: ruas alagadas, trânsito caótico, carros submersos e prejuízos.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Venha e traga sua vela



Olá!!!

Serão 2.756 vigílias iluminadas em 136 países, dia 12 de dezembro, às 20 horas, na Praça da Bandeira, em Águas da Prata
O planeta precisa de você. Talvez seja essa a última oportunidade de um acordo sério, justo e vinculante para salvar a Terra do desastre. Estamos organizando uma vigília a luz de velas em Águas da Prata como parte de um grande dia de mobilização global contra as mudanças climáticas. Já são mais de 2.500 eventos no mundo todo, marcados para o dia 12 de dezembro.
Precisamos de um grupo legal de pessoas para que o evento seja um sucesso. Ele será divertido e rápido - você pode vir?

Eventos como o nosso estarão acontecendo simultaneamente em todos os cantos do mundo, justamente no momento em que os nossos governantes estarão em Copenhague para as negociações climáticas mais importantes do nosso tempo e serão transmitidos para Copenhague, em tempo real, no dia 12. Nossa mensagem é clara: O Mundo Quer um Acordo pra Valer - um tratado suficientemente forte para combater as perigosas mudanças climáticas.

Junte-se a nós! Confira o evento e confirme a presença aqui: https://secure.avaaz.org/po/real_deal_rsvp/?id=142400&cts=1260213959&m=521

Se você não pode vir ao nosso evento, confira no mapa abaixo os eventos em outras cidades e países: É legal ver Águas da Prata no mapa de eventos.
http://www.avaaz.org/po/real_deal_map


Nos vemos lá? Ok então e abraços.
Yara Cavini
GUARÁ

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Dia Mundial de Combate à Corrupção - Eventos

Confira a Programação Nacional e PARTICIPE!!!! Ajude a mudar essa cultura.

Programação Brasília - DF
Clique no Ícone abaixo e veja a programação (PDF):
· Programação Brasília - DF.pdf (351.09 KB) (CGU- Auditorio Hotel Alvorada)
· Programação MCCE - abaixo
Manhã 10h - Concentração de membros do MCCE e apoiadores da Campanha Ficha Limpa no Salão Verde do Congresso Nacional. 11h - Visita à presidência da Câmara para protocolar Carta do MCCE, com pedido de apoio ao PLP 518/09, assinada pelos presentes. Em seguida, sairemos em visita à Rádio e TV Câmara e ao Comitê de Imprensa da Casa. Tarde 14:30h - Concentração no Salão Verde do Congresso Nacional. 15h - Visita aos gabinetes dos líderes partidários para entrega da Carta do MCCE, com pedido de apoio ao PLP 518/09. 16h - Entrega de mais de 200 mil assinaturas em apoio à Ficha Limpa, enviadas ao MCCE por todo o país. Na ocasião, membros do MCCE e apoiadores da Campanha Ficha Limpa se juntarão à mobilização da Frente Parlamentar de Combate à Corrupção da Câmara.

Programação Campo Grande - MS
Clique nos ícones abaixo e veja a programação (PDF):
· Programação Campo Grande - MS.pdf (415.45 KB)
· Folder Campo Grande - MS.pdf (501.79 KB)


Programação Goiânia - GO
Clique no Ícone abaixo e veja a programação (PDF):
· Programação Goiânia - GO.pdf (614.90 KB)


Programação Ribeirão Bonito - SP

Programação Rio de Janeiro - RJ
Clique nos ícones abaixo e veja a programação (PDF):
· Cartaz Rio de Janeiro - RJ.pdf (355.16 KB)
· Convite Rio de Janeiro - RJ.pdf (386.36 KB)
· Programação Rio de Janeiro - RJ.pdf (1.14 MB)

Programação Salvador - BA
· Programação Bahia - BA.pdf (1018.50 KB)


Programação São Luiz - MA
· Programação São Luiz - MA.pdf (15.72 KB)
· Folder São Luiz - MA.pdf (1.01 MB)

Programação Vitória - ES
· Cartaz Vitória - ES.pdf (468.11 KB)
· Programação Vitória - ES.pdf (911.67 KB)
Seminário Nacional "Superando a cultura da corrupção"

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Dia 9 de dezembro - Dia Internacional de Combate à Corrupção

O Dia Internacional contra a Corrupção, comemorado no dia 9 de dezembro é uma referência à assinatura da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, que ocorreu na cidade mexicana de Mérida. Em 9 dezembro de 2003, mais de 110 países, incluindo o Brasil, assinaram a Convenção, que entrou em vigor, internacionalmente, no dia 14 de dezembro de 2005.

No Brasil, O Congresso Nacional aprovou o texto em maio de 2005 e no dia 31 de janeiro de 2006 a Convenção foi promulgada, passando a vigorar no país com força de lei. A Convenção da ONU contra a Corrupção é o mais completo e abrangente instrumento internacional juridicamente vinculante (que obriga cumprimento). A sociedade civil e o setor privado desempenham um papel importante ao apoiar os governos na implementação da Convenção, fiscalizando, denunciando e exigindo que a administração pública seja mais transparente e aberta a mecanismos de fiscalização e controle.

O maior aliado da população e das entidades voltadas ao Controle Social é o Ministério Público que recebe as denúncias, apura e as encaminha, quando for o caso, à Justiça.


Vários eventos acontecerão no país nesse dia. O maior deles será em Brasília com o Seminário Nacional - “Superando a Cultura da Corrupção”, que vai marcar o Dia Mundial de Combate à Corrupção. O Seminário será nos dias 9 e 10 de dezembro, em Brasília organizado pela ABRACCI – Articulação Brasileira Contra a Corrupção e a Impunidade. Local: Auditório Ministro pereira Lira – Tribunal de Contas da União (TCU) Setor de Administração Federal Sul – SAFS, Quadra 4 lote 1

Centenas de entidades voltadas ao Controle Social que pela qualidade e competência de seus trabalhos e pelo enorme crescimento de suas Redes, fazem do Brasil o que parece ser contraditório: um dos países mais corruptos do mundo e dos que têm mecanismos mais eficientes no combate à corrupção, estamos atrás apenas do México que é quase perfeito. O que falta? A maciça participação popular na fiscalização do uso do dinheiro público – do nosso dinheiro.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Agenda do Coral Vozes de Águas da Prata


Pessoal, anotem a agenda do Coral Vozes de Águas da Prata e vamos prestigiar!

Dia 11 de dezembro, às 20 horas – São Paulo, Shopping Interlagos, Cantata de Natal com mais 8 corais.

Dia 12 de dezembro, 17 horas – Lar Nossa Senhora de Lourdes

Dia 13 de dezembro – Cascata (horário a confirmar)

Dia 20 de dezembro, 18:30 – Praça da Bandeira, apresentação de Cantata de Natal e Auto de Natal.

Se não nós, quem fará?

Águas da Prata está entre mais de 1800 cidades que farão vigília pelo sucesso da reunião, em Copenhague, por um acordo prá valer sobre o aquecimento Global.
Será no dia 12 de dezembro, às 20 horas, na Praça da Bandeira. Venha e traga sua vela!
Durante a reunião serão mostradas, em um telão, todas as cidades do mundo em vigília, com suas velas e EM TEMPO REAL.
Águas da Prata estará lá. Mande e-mail para seus amigos da Prata e da região. Será divertido e muito, muito importante.
Para confirmar sua presença, clique no link abaixo:
https://secure.avaaz.org/po/real_deal_rsvp/?id=142400&cts=Bna44eZ

Para acompanhar as cidades que estão participando clique no link abaixo, encontre "Brasil", depois "Estado de São Paulo" e você verá Águas da Prata.
http://www.avaaz.org/po/real_deal_map/?cl=390517951&v=4753

domingo, 6 de dezembro de 2009

A Estante




Júlia tem apenas 15 anos. É filha do Henrique Ziller, servidor do TCU, presidente do IFC, parceiro da GUARÁ e grande amigo de Águas da Prata. O texto mostra o olhar do jovem sobre a corrupção e a importância da participação, embora seja o gesto de um único cidadão. Parabéns, Júlia, que a juventude possa se espelhar no seu exemplo.

A ESTANTE
Hoje eu voltei para casa da escola de ônibus. Em algumas paradas de ônibus daqui de Brasília tem uma estante com um monte de livros desorganizados, e jogados lá. Esses livros quando foram colocados lá deveriam estar em ordem, e os cidadãos supostamente deveriam tomar conta para que a estante permanecesse organizada. Tem dias já que eu olho a estante, incomodada com o estado dela, hoje eu decidi arrumar a estante. Comecei separando os livros do mesmo tipo, revistas, livros maiores, livros menores... Arrumei uns dois andares da estante. O ônibus chegou minha irmã me chamou, a gente entrou sentou e eu olhei pra estante e tinha uma mulher lá olhando a estante começando a separar os livros da terceira estante! Uns cinco minutos depois eu pensando na estante ainda, eu fiz a seguinte analogia: acaba que a estante é como o nosso governo. Os cidadãos colocaram os governantes lá, mas não tomaram conta para que o governo não virasse uma bagunça. Eu percebi com a minha atitude de organizar a estante (e toda a analogia que eu fiz depois) que só precisam de algumas pessoas que se importem em organizar essa situação para que as outras percebam que elas devem fazer o mesmo! O NOSSO GOVERNO SÓ VAI MUDAR QUANDO OS CIDADÃOS SE IMPORTAREM COM ISSO E COMEÇAREM A "ORGANIZAR" A CASA. Só o povo pode fazer algo. O POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO!
Júlia Ziller (15 anos)

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Boas Novas



Estivemos hoje na Praça da Bandeira, para fotografar os trabalhos de reforma da fonte luminosa.
Encontramos, supervisionando os trabalhos, o prefeito Samuel Binati que nos deu a boa notícia: A fonte voltará a funcionar ainda este ano -verdadeiro presente de Natal.
Voltaremos aos bons tempos em que as famílias iam para a praça, as crianças brincavam, os jovens namoravam, os adultos conversavam, todos tomavam um lanche ou sorvete e depois voltavam juntos para casa.
É muito bom termos de volta nossa fonte e nossa história que, aos poucos, vai sendo resgatada.

Resposta

Conforme prometemos, entramos em contato com a prefeitura e recebemos resposta do Secretário de Turismo sobre indagação a respeito de lixeiras e limpeza da cidade.
É preciso fazer licitação para a compra de lixeiras e, devido ao grande número necessário, não havia este ano verba disponível mas a compra está programada.
Quanto ao pessoal de limpeza, há muitos anos não é feito concurso para funcionários braçais. Muitos se aposentaram e portanto o número de funcionários é pequeno. Também será feito concurso e logo a situação estará solucionada.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

II Encontro de Corais






O Coral Vozes de Águas da Prata esteve presente no II Encontro de Corais, em Santa Cruz
das Palmeiras. A exemplo do que aconteceu no I encontro, o sucesso foi absoluto.

Depois das apresentações, um coquetel serviu para a confraternização dos coralistas em
clima de alegria e descontração.

Parabéns aos "rouxinóis" de Águas da Prata que seguem cantando e encantando pela
cidade e região

Prá descontrair

Mais um vídeo da coleção "Pocotó". Vale a pena ver, eles são ótimos!

http://www.youtube.com/watch?v=isvhZyJfNl4

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

A voz do cidadão

Ouçam o jornalista Jorge Maranhão, da CBN, que há mais de 6 anos abraçou a luta contra a corrupção.
Em nosso tema do Boletim A Voz do Cidadão do dia (01/12), comentamos o seminário "Ficha Limpa em Questão - Para discutir é preciso conhecer", promovido pelo MCCE, com o objetivo de discutir e esclarecer os principais pontos do Projeto de Lei (PLP 518/09).
Para ouvir detalhes do nosso comentário, clique no link abaixo:

http://www.avozdocidadao.com.br/boletin_cbn_audio/VC_CBN_2009_12_01_seminario_mcce.mp3
Abraços,

Caroline Alves

Visite www.avozdocidadao.com.br

Instituto de Cultura de Cidadania
Rua Visconde de Pirajá, 577 gr. 505
Ipanema - Rio de Janeiro - 22410-003

Tel.:2239-4480

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

República em crise

A GUARÁ se une à Transparência Capixaba na exigência de medidas mais concretas e também a união mais efetiva das pessoas de bem da sociedade civil e aquelas que compõem nossas instituições: vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais, senadores governadores, procuradores, juízes e magistrados, de ilibada vida pregressa para que formemos uma força tarefa que nos levará a poderes limpos e independentes: poder civil, executivo, legislativo e judiciário e pelo fim da impunidade.

"As evidências de apodrecimento do aparelho público no Brasil, e em especial do seu sistema político, são tantas, de graus tão variados, atingindo tantas instituições, ao longo de período prolongado no tempo, que não é possível fechar os olhos.
Não é possível também esquecer as crises anteriores – mensalões tucano e petista e crise do Senado, por exemplo – para insistir na ideia, velha, surrada e anacrônica, de que o problema é resultado apenas do desvio moral de alguns poucos “políticos do mal”.
A crise, no entanto, apesar de grave e profunda não deve servir para aqueles que buscam desacreditar o sonho republicano e democrático e nos colocar numa posição de pessimismo conformista.
Quando três dos principais partidos do país, PSDB, PT e Democratas, estiveram, com quadros políticos dirigentes, envolvidos em esquemas tão espúrios de arrecadação e distribuição de recursos. Quando inúmeros outros partidos participaram desses esquemas. Quando agentes políticos, dos mais variados órgãos e poderes, são constantemente assolados por denúncias de comportamento ímprobo e corrupto. Quando as medidas de punição se perdem no tempo ou até mesmo não ocorrem. Então, nessa hora, os cidadãos, como afirmou Rui Barbosa, “De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”.
Existem saídas. Não são fáceis, nem rápidas ou individuais. Demandam planejamento, integração, ação e mobilização coletiva e social.
Uma questão fundamental é a punição. Não é possível deixar esses espetáculos canhestros (cuecas e agora também meias) passarem impunes. A impunidade tem duplo e péssimo efeito. Por um lado cria a situação para que a “cultura do conformismo” se propague com cada vez mais força e, por outro, estimula o cometimento de novos e novos crimes de corrupção e improbidade administrativa.
Uma segunda questão é a necessidade de ampliarmos e melhorarmos, muito, os controles internos e externos. As incontestáveis evidências falam por si mesmas da baixa performance, para dizer o mínimo, de nossos sistemas de controle.
O terceiro ponto é a necessidade de integrarmos os órgãos de combate à corrupção. Juntos Receita Federal, Polícia Federal, ministérios públicos e outros podem fazer mais e melhor do que hoje fazem. A interação deve se dar em todos os aspectos cotidianos do trabalho. Desde as operações até o compartilhamento de informações e estratégias.
Um quarto aspecto é um trabalho de educação, em especial junto às crianças e jovens, em defesa de princípios cidadãos, éticos e morais.
Parece-nos, ainda, claro que devemos investir cada vez mais num trabalho de prevenção. Impedir a corrupção de crescer e prosperar é economizar milhões de reais aos contribuintes brasileiros. Insistir apenas no processo de repressão – que é, evidentemente, necessário, mas insuficiente – é algo que nos mantêm apenas “enxugando gelo”. A recuperação dos ativos desviados é algo, ainda, muito pequeno em relação aos montantes desviados, até pela dificuldade da legislação internacional.
Tudo isso, no entanto, tem um preço: a mobilização da sociedade. O sistema político, a mim isso é de uma evidência cristalina, por mais que tenha entre seus constituintes pessoas de valor, não tem, como coletivo que é, capacidade para engendrar as mudanças necessárias.
Votar, com essa preocupação, parece um bom caminho, mas não é suficiente. Se a sociedade não sair do seu estado de alienação e de interesses pessoais a solução poderá, claro, vir um dia, mas será mais lenta, penosa e difícil. Criar e multiplicar as organizações e mobilizações populares que busquem, cotidianamente, combater a corrupção, lutar pela transparência pública, pelo efetivo e eficiente controle social e a ampla participação popular é o caminho para os democratas e republicanos.
Como disse, certa vez, o então primeiro-ministro britânico Benjamin Disraeli “o momento exige que os homens de bem tenham a audácia dos canalhas”.
Eric Hobsbawm, brilhante historiador inglês, completa a ideia, ao afirmar, em sua autobiografia, que “mesmo em tempos insatisfatórios. A injustiça social ainda precisa ser denunciada e combatida. O mundo não vai melhorar sozinho”.

Vitória, 1º de dezembro de 2009
Transparência Capixaba

Coral Vozes de Águas da Prata

Nosso coral, Vozes de Águas da Prata estará se apresentando no Shopping Interlagos, em São Paulo no dia 11 de dezembro, às 20 horas.
Quem puder comparecer vai ver nosso coral fazendo bonito e levando o nome de Águas da Prata aos paulistanos.
Sucesso e parabéns!