Da Importância dos Jardineiros

“O que é mais importante? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde, haverá um jardim. Um jardim sem jardineiro, logo desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro.
O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem”
Rubem Alves

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Águas da Prata não quer monocultura, nem cultivo industrial de nada.

Águas da Prata é um pequeno município do estado de São Paulo, com apenas 7.200 habitantes e famoso até internacionalmente por suas águas medicinais milagrosas no tratamento dos rins, fígado, diabetes e stress. 
De natureza exuberante, tem um dos maiores índices de preservação de mata nativa do Brasil e suas águas, consideradas uma das melhores do mundo, são comparadas às de Vichi na França.


Tudo isso está correndo sério risco de desaparecer, pois a multinacional Abengoa  arrendou uma fazenda para fazer cultivo industrial de cana-de-açúcar.  É preciso impedir que isso aconteça considerando que:- Águas da Prata possui inúmeras nascentes espalhadas por todo seu território, sendo onze (11) de água mineral medicinal, que são consumidas por toda a população e visitantes para tratamento de saúde.- Essas nascentes são vazantes dos lençóis freáticos e dão a dimensão da importância dos aqüíferos e do cuidado que merecem, principalmente em Águas da Prata.   Eles são grandes depósitos subterrâneos de água alimentados pelas chuvas que se infiltram no subsolo.


Vale lembrar que a cidade de Águas da Prata tem lei que proíbe abrigar  até mesmo cemitério e criação de gado em larga escala,  para não contaminar os lençóis subterrâneos. Como admitir que venenos agrícolas  venham a colocar em risco essa riqueza que é hoje de suma importância para o planeta?


Além dos motivos citados, as estradinhas do entorno da fazenda arrendada são estreitas e frágeis, não suportando o peso e tamanho dos caminhões de transporte de cana.
Essa mesma estrada é rota de peregrinos do Caminho da Fé que repetem no Brasil o que se faz  em Santiago de Compostela, na Espanha (de onde vem a multinacional) e também dos esportistas que se dirigem ao Pico do Gavião, que é considerado um dos melhores lugares do mundo para a prática do Vôo Livre,   com uma paisagem de tirar o fôlego tal é a beleza - veja fotos 
Por tudo isso e pelo direito da cidade de proteger seu meio ambiente, sua vocação, sua qualidade de vida e a saúde de seus moradores, visitantes e turistas: FORA ABENGOA!

2 comentários:

Anônimo disse...

Por que não vão plantar ao lado do caminho de peregrinação de Santiago de Compostela. tem que vir aqui no Brasil, precisamente em Águas da Prata e submeter nossa cidade a tamanha destruição? FORA ABENGOA...

Dario

Thiago disse...

Galera, sou de Sao Joao, admiro muito a prata, mas galera, a gente sozinho com blogs ou seja la oq for nao temos força para lutar contra este povo vcs te que ir atras de prefeito, promotor q tem o mesmo amor por esta bela cidade, pq se nao ele tb sera comprado por esta industria!!!
infelizmente o povo nao tem mais voz ativa, quem tem eh o dinheiro!!!!
tomara que de certo lutar contra este povo