Lixo pode dar lucro. É o que querem demonstrar os organizadores do Forum do Lixo, em São João da Boa Vista. A prefeitura ia fazer um contrato com a SABESP para a construção de um aterro sanitário. Alguns cidadãos encontraram algumas falhas, preços menores com mais vantagens para o executivo e, diante disso, o legislativo devolveu o projeto e as discussões começaram. Várias reuniões entre o executivo, legislativo e sociedade resultaram em um Forum com a presença de vários especialistas da área. Abaixo, a programação, data, local e horário. Fica o convite a todos os prefeitos e cidadãos da região. Parabéns aos organizadores - assunto sério tratado de maneira séria.
PROGRAMAÇÃO - FORUM DO LIXO
Local: Auditório da UNIFAE, das 8:30 às 18:00 com intervalo para o almoço.
Dia 20 de Agosto
Abertura
8h30: Prefeitura, Câmara, Sociedade Civil, Centros Universitários locais, demais autoridades presentes
9h Abertura oficial com o Dr. Sabetai Calderoni. Doutor em Ciências pela USP; Cursos de pós-graduação e especialização na Grã-Bretanha, nos Estados Unidos e em Portugal;Autor de mais de duas dezenas de publicações, inclusive do livro “Os Bilhões Perdidos no Lixo”
10h30- Política Nacional de Resíduos Sólidos
Dra. Silvia Martarello Astolpho
Eng. Civil e Sanitarista, Pós graduada em Gestão Ambiental, Especialista em Resíduos Sólidos pela União Européia, Mestre em Saúde Publica pela Universidade Americana e Doutoranda em Saúde Publica. Foi coordenadora do Departamento de pesquisa e desenvolvimento da Associação Brasileira da Empresas de Limpeza Publica e Resíduos Especiais – Abrelpe e Gerente do Departamento de Gestão Territorial e Urbana do Ministério do Meio Ambiente, onde coordenou a elaboração do Projeto de Lei da Política
Nacional de Resíduos Sólidos do Executivo.
Dr. Marcos Paulo Marques de Araújo
Consultor Jurídico em Saneamento Ambiental e Infraestrutura. Ex-Assessor Jurídico do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM). Especialista em Direito da Administração Pública pela UFF. Membro-fundador do Instituto de Direito Administrativo do Estado do Rio de Janeiro (IDAERJ). Autor de artigos e de livros sobre Direto Público, destacando-se o livro “Serviço de Limpeza Urbana à luz da Lei de Saneamento Básico; Regulação Jurídica e Concessão da Disposição Final de Lixo”.
Luis Antonio de Oliveira Júnior da ARSESP- Agência Reguladora e Fiscalizadora de Saneamento no Estado de São Paulo.
12h- Almoço
14h – Gestão de Resíduos Sólidos nas Cidades Brasileiras
Experiências das cidades de Arapongas(PR), representada pelo Secretário de Meio Ambiente, engenheiro florestal Gonzaga Martins; Atibaia (SP) representados pelos Gerentes da SAAE Carlos Roberto Belani e Miki Moriyama e São Carlos, representado pelo coordenador de Meio Ambiente Paulo José Mancini
15h30 : Alternativas e Processos do destino e tratamento dos resíduos sólidos. Apresentação seguida de debates
Prof. Dr. Olímpio Gomes da Silva Neto e Profa. Dra Mônica Maria Gonçalves
engenheiros químicos e professores do curso de Mestrado em Qualidade de Vida e Desenvolvimento Sustentável da UNIFAE ( vão apresentar uma visão acadêmica sobre as possíveis alternativas.
Dra. Silvia Martarello, Antonio Carlos Delbin, ou representante da Bio Gás Ambiental
Prof. Eliane Ávila- Professora de Gestão Ambiental da UniFeob
17h Reuniões temáticas para a Elaboração da Carta do Fórum
Criação de um documento com a síntese das discussões das comissões de cada tema.
Dia 27 de Agosto
9h30 - Reciclagem e Cooperativa
Marione Pilenghi Corrêa
pedagoga, geógrafa, coordenadora de projetos do Instituto ECOAR para Cidadania dentre eles o projeto: Inclusão de Catadores e Estruturação Produtiva de Cooperativa de Coleta Seletiva.
Rosane de Ávila
Presidente da Cooperativa de Trabalho de Materiais Triados
para Reciclagem de Barão Geraldo – COOPERBARÃO, de Campinas.
Coopermax –Cooperativa de Reciclagem de São João da Boa Vista
Prof. Dr. Luciel Henrique de Oliveira
Professor e pesquisador em cursos de graduação e pós-graduação na Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (UNIFAE), e na UNICAMP - Cursos de Especialização na Escola de Extensão. Possui experiência na área de Administração, atuando, dentre outras áreas em Empreendedorismo, Economia Solidária, Logística Reversa e Cooperativismo.
11h- Educação Ambiental e Redução de Consumo
Mirian Duailibi
Jornalista, Especialista em Sustentabilidade, Mudanças Climáticas, Gestão para o Terceiro Setor; Educação Ambiental. Presidente do Instituto Ecoar, OSCIP ambiental fundada em 1992, professora do Boston Institute para cursos de pós graduação e palestrante internacional. Desde 2001 especializou-se em Alfabetização Ecológica e Projetos Ecológicos (eco design). Criou, coordenou e implementou diversos projetos socioambientais, para a área empresarial. Publicou vários livros e apostilas, entre os quais destacamos: Ciranda das Águas; Água-Vida, uma aventura molhada; Mãe –Terra, o berço da vida; Cadernos de Educação Ambiental para Escolas Pantaneiras, Negócio de Mulher, Um sonho de Energia entre outros.
Cíntia de Lima Rossi
mestre em Biologia Funcional e Molecular ( UNICAMP) e Coordenadora do curso de Pós Graduação em Gestão e Perícia Ambiental
14h - Inovação Tecnológica: O luxo do lixo
Antonio Carlos Romeu
Engenheiro industrial pela FEI com experiência multidisciplinar nacional e internacional em empresas de médio e grande porte. Começou como engenheiro de projetos na GMB, foi para o grupo Engesa onde ocupou diversas diretorias, trabalhou na Flow-Box Sistemas Automotivos, FNV-Veículos e Equipamentos, Ásia Motors do Brasil, PMR Consultoria, CN Auto e é o sócio fundador da RAD Ambiental SA. Vai apresentar Usina de Lixo com Digestor Aeróbico Rotativo e Geração de Energia.
Agência de Inovação da USP
Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato
coordenador da Agência de Inovação USP - SP
Prof. Dr. Luciel Henrique de Oliveira
Professor e coordenador do curso de Mestrado da UNIFAE , possui Pós-Doutorado (2007) em Administração, na àrea de Gestão Estratégica da Inovação, pelo Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (instituição do Ministério da Ciência e Tecnologia - Campinas, SP), onde atuou como Pesquisador visitante.
15h30 - Reuniões temáticas para a Elaboração da Carta do Fórum
Criação de um documento com a síntese das discussões dos 3 temas.
Coffe Break
16h30 - Apresentação de Documentários sobre o Lixo: Paula Magalhães
17h - Discussão e Aprovação da Carta com a síntese dos dois dias pelo plenário.
18h – Encerramento
Da Importância dos Jardineiros
“O que é mais importante? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde, haverá um jardim. Um jardim sem jardineiro, logo desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro.
O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem” Rubem Alves
O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem” Rubem Alves
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário