Da Importância dos Jardineiros

“O que é mais importante? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde, haverá um jardim. Um jardim sem jardineiro, logo desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro.
O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem”
Rubem Alves

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Força Tarefa Popular - Piauí: DIARIO DA MARCHA .

Um relato emocionante dos companheiros que marcham, há dez anos, pelo sertão do Piaui espalhando esperança e sementes de cidadania.
Caros companheiros(as) de sonho,  desde o dia 13 que nossa pequena fileira marcha combatendo a corrupção e exaltando a ética. Já caminhamos mais de 100km. Foram dias de provações físicas e cívicas. Alguns calos registram a disposição de continuar, mesmo enfrentando a dor.
Durante estes dias o que vimos confirma a necessidade de fortalecer a DEMOCRACIA DIRETA e o controle social é um canal de grande legitimidade. Com documentos de convênios e informações da CGU, obras inacabadas vêm sendo colocadas no centro dos debates da sociedade ao tempo que os gestores possam refletir sobre o perigo que correm na conjuntura que estamos criando.
Hoje estamos no município de Bocaina. As investigações feitas nas obras objetos de convênios federais assustam. Chega a ser inacreditável que gestores possam se expor tanto. Sobre esta realidade falaremos no diário da Marcha. Tiramos fotos da obra e tivemos acesso às prestações de contas na Câmara. Agora à noite estaremos na praça pública apresentando os convênios e as fotos das obras na aula de cidadania.
Visitamos o matadouro publico. Inacreditável que a sociedade consuma carne daquele local. O prédio é aberto sem nenhuma segurança e as criança usam para brincar de baralho. A higiene não existe. Encontramos restos de  animais dentro de saco . As águas usadas e sangue ficam acumulados na parte externa a céu aberto e sem forma de escoamento. Por conta disto foi criado um lago de podridão e lixo. As paredes repletas de teias de aranha e  outras sujeiras formatam o local onde o gado que abastece a cidade é morto para o consumo da sociedade.
O que vi é revoltante, macabro e inaceitável. As fotos que serão expostas hoje falarão por si para todos os consumidores de carne que estiverem presentes e seu eco irá mais adiante. Um passo adiante na busca da eficiência administrativa.
Pela manha houve uma palestra na Câmara e ficamos sabendo que o prefeito retarda a entrega dos balancetes, inclusive há 10 balancetes de 2009 sem serem remetidos à Câmara, o que caracteriza crime de responsabilidade.
Termino este relato agora porque devemos ir arrumar o local do evento.
Não sei onde chegaremos com nosso sonho mas o que ouvi me animou. Muitas pessoas falam que nossa ação é motivadora, gera esperança, inquieta as mentes. Já foram criados dois grupos de fiscalização para dar continuidade aos trabalhos. Vamos continuar marchando.
Dia 21 nos perdemos no mato. A trilha era desconhecida e não tivemos guia. Seguimos. Perdidos no meio do leito de um rio seco encontramos um lavrador que  ensinou  o caminho. A sede e a pouca água foi acalmada com a cacimba que ele cavou no leito do rio. Aprendemos muito com ele. Tem a historia do cachorro que levou um dos marchantes até o seu dono que nos ensinou a encontrar o caminho.
Estamos hoje mais vividos e conscientes de nossa missão. O que vimos e passamos, o corpo fatigado e dolorido no meio do sol e entre os cactos do sertão solidifica o ideal de seguir em frente fazendo uma nova história.
Bem, vou comer e ir para a aula de cidadania expor as fotos.
Até breve, queridos(as) amigos de sonhos.

Arimateia Dantas

Nenhum comentário: