Fomos testemunhas, ontem, do nascimento de um sonho: A formação da Ong "Viva São João", na cidade de São João da Boa Vista SP.
Construída a muitas mãos, foi amadurecendo devagar - no tempo certo para que tivesse bases sólidas e objetivos definidos. Esse sonho que é o de todos e desejamos ver tornar-se realidade em cada canto deste país, é o de ver crescer a participação popular na vidas das cidades. É o de ver a juventude tomar as rédeas de seu próprio futuro e ajudar a construir o pais que queremos. Foram momentos de muita emoção, um privilégio para quem estava lá. A Ong GUARÁ, de Águas da Prata SP, dá os parabéns a toda a diretoria da Viva São João, deseja vida longa, grandes realizações e se coloca a seu dispor.
Com a palavra, Eduardo Pirajá Martins Filho, o Du, presidente da entidade:
"E ontem faltando 1 mês e 1 dia para o aniversário de São João nasceu a Viva São João. Uma ONG de controle social, que tem na sua maior riqueza as pessoas que fazem parte dela e a vontade de cada uma de fazer de São João um local melhor para nossos sobrinhos, filhos, netos, pais, avós e irmãos.
A individualidade não tem lugar aqui. Um pensamento único que se multiplica e daí são geradas milhares de novas idéias que viram debates, e a partir daí fincamos bandeiras para defendermos. Um local onde todos ajudam com seu trabalho e idéias.
Tivemos a mensagem de boas vindas e vida longa, da AMARRIBO, com direito a material de apoio. O que nos dá mais força!
A Viva São João foi feita por pessoas que amam a cidade, PARA A CIDADE!
Faltando apenas 1 mês para o aniversário receba São João, NOSSA CIDADE, o nosso presente!"
Da Importância dos Jardineiros
“O que é mais importante? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde, haverá um jardim. Um jardim sem jardineiro, logo desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro.
O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem” Rubem Alves
O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem” Rubem Alves
terça-feira, 24 de maio de 2011
segunda-feira, 23 de maio de 2011
Coletivo Ativista encerra ciclo de capacitação teórica, agora é ação.
Os jovens de Águas da Prata, Analândia, Bauru, Marília e Ribeirão Bonito encerraram neste fim de semana o terceiro e último ciclo de palestras para a capacitação teórica do projeto Coletivo Ativista. Os assuntos tratados nesse último encontro, além de dinâmicas, vídeos e debates foram:
O Ciclo Orçamentário - Detalhando o PPA, LDO e LOA e as possibilidades de incidência nessas leis e na execução orçamentária, o controle das ações governamentais como forma de exercício do controle social. Foi palestrante/moderador Duque Dantas, especialista em análise de sistemas, especialista em Políticas Públicas e Governo pela Universidade federal do Rio de Janeiro. É atalmente Coordenador-Geral da Auditorias especiais da Controladoria Geral da União - CGU.
Orçamento Participativo - Onde, quando e como incidir no Orçamento Público.
- Experiências de Várzea Grande, Ribeirão Bonito, São Paulo e Guarujá.
- O Movimento Cidades Justas e Sustentáveis - Governança/ Nossa São Paulo
Apresentação: Nicole Verillo
Dinâmica Ágora - Rafael Lira, ex-Conselheiro Nacional de Juventude (Sociedade Civil), Trabalhou junto ao UNICEF na Plataforma dos centros urbanos. Fez parte do laboratório de Educomunicação Comunitária e do Movimento Virajovem. Secretário da Juventude Batista do estado de São Paulo.
Exposição Dialogada - A Experiência de Mobilização Social da AMARRIBO
Palestrante: Sérgio Ronco, Conselheiro, ex-diretor de comunicação e ex- Presidente da Amarribo, radialista, proprietário do Blog do Ronco e editor do Jornal Agosto.
CLIQUE PARA VER AS FOTOS
quarta-feira, 18 de maio de 2011
Dream Rengers - Vale sonhar!
Recebemos da amiga, Paula Magalhães Teixeira, companheira e também artífice dos sonhos que sonhamos para Águas da Prata e queremos compartilhar - o vídeo e os sonhos. Porque sonhar é preciso!
Este filme é um comercial para um banco criado pela agência Ogilvy Taiwan baseado em uma história real. Ele mostra cinco velhinhos tailandeses com uma média de idade de 81 anos, com problemas de saúde, que viviam das lembranças do passado e dos amigos que se foram, quando resolvem dar um basta na vida que levavam. Recuperam suas motos vintage que estavam encostadas, fazem seis meses de preparação física e empreendem uma viagem de moto de treze dias por 1.139 km para atravessar o país de norte a sul para reviver uma aventura, recuperar os sonhos perdidos e encontrar um novo sentido para a vida.
"Quatro rodas movem o corpo. Duas rodas movem a alma.
Live to ride. Ride to live."
segunda-feira, 16 de maio de 2011
Amarribo é representante, no Brasil, da Transparência Internacional
Amarribo nuestro Contacto Nacional en Brasil |
Seg, 16 de Maio de 2011 10:38 |
Amigas y amigos de la red. Tengo el enorme placer de presentarles a nuestro nuevo Contacto Nacional en Brasil: Amarribo Amarribo es una organización muy interesante que tiene sn origen a partir de un grupo de ciudadanos de una localidad pequeña en el estado de Sao Paulo quienes ante el deterioro en la calidad de vida de su ciudad convocaron a varios vecinos de la comunidad para entender y abordar los problemas que les afectaban. Como era de esperarse, uno de los principales, si no es que el principal, fue la corrupción existente que afecto la calidad de los servicios públicos en la ciudad. A partir de esto se desarrolló una iniciativa para abordar el tema de la corrupción que termino en la fuga del alcalde y su posterior captura para ser llevado ante la ley. Esta iniciativa se sistematizó y se convirtió en un modelo e inspiración para otros actores en diversas localidades del país, con lo cual se formo una red que cubre una gran parte del territorio nacional. Mas recientemente, Amarribo ha diversificado sus actividades y acciones y ahora, como parte de su desarrollo institucional e interés por abordar temas de reforma estructural a nivel nacional, han decidido ampliar su trabajo y esto ha implicado que cuenten con relaciones de trabajo sólidas aunque con critica constructiva, con autoridades federales a favor de reformas en su país. Amarribo trabaja con un enfoque fuerte en la formación de alianzas, tanto con organizaciones locales a lo largo del territorio como con organizaciones que operan a nivel de las grandes ciudades o a nivel nacional, por ejemplo el instituto Ethos, entre otras. Este enfoque les permite trabajar en una diversidad de temas y desarrollar su trabajo a nivel municipal, de provincias y nacional.Nuestro principal contacto se da a través de: Josmar Verillo, fundador y miembro del directorio, Donizeti Sanchez, presidente del directorio,Guilherme Haehling, Director Ejecutivo,página web de Amarribo es. Desde luego para TI es muy importante contar con un nuevo contacto en Brasil y más con el perfil y experiencia de Amarribo que será muy importante en el marco de la nueva estrategia 2015 y las iniciativas para trabajar y llegar a sectores más amplios de la ciudadanía. Para cualquier información adicional no duden en contactarles directamente y bienvenidos a los amigos de Amarribo, quienes además ya están involucrados de manera muy directa en el desarrollo de la siguiente IACC.Gracias y buen fin de semana, Alejandro Salas Regional Director for the Americas Transparency International Alt-Moabit 96, 10559 Berlin, Germany Fonte: AMARRIBO |
sábado, 14 de maio de 2011
Águas da Prata tem novo vereador
Dia 10 de maio último, por conta da renúncia do vereador Pastor Carlos que se mudou para São João da Boa Vista, assumiu sua cadeira na Câmara Municipal o jovem Clodoaldo Cassani Ribeiro.
O Zeca, como é conhecido, foi muito aplaudido pelos seus pares e a população que lotou as dependências da Casa.
O grande número de familiares e amigos dá a dimensão do quanto o Zeca é querido e respeitado.
Ao final da sessão, Clodoaldo foi à tribuna e agradeceu a presença de todos, reafirmando seu desejo de trabalhar pela cidade, a exemplo de seus colegas, por uma Águas da Prata cada vez melhor.
O Blog Prata Rainha dá as boas vindas ao novo vereador e se coloca a sua disposição.
Que Deus o abençoe e ilumine suas decisões.
Nas fotos abaixo:
- logo após ser chamado a compor a mesa;
- Já pegando no batente;
- Com a família;
- Com o amigo de infância, Carlos Henrique.
O Zeca, como é conhecido, foi muito aplaudido pelos seus pares e a população que lotou as dependências da Casa.
O grande número de familiares e amigos dá a dimensão do quanto o Zeca é querido e respeitado.
Ao final da sessão, Clodoaldo foi à tribuna e agradeceu a presença de todos, reafirmando seu desejo de trabalhar pela cidade, a exemplo de seus colegas, por uma Águas da Prata cada vez melhor.
O Blog Prata Rainha dá as boas vindas ao novo vereador e se coloca a sua disposição.
Que Deus o abençoe e ilumine suas decisões.
Nas fotos abaixo:
- logo após ser chamado a compor a mesa;
- Já pegando no batente;
- Com a família;
- Com o amigo de infância, Carlos Henrique.
quarta-feira, 11 de maio de 2011
Carta de Águas da Prata
Documento elaborado durante as comemorações do Dia Mundial da Água, pelas entidades participantes e assinado pela população
Carta de Águas da Prata em Defesa do patrimônio ambiental da Serra da Mantiqueira e Serra da Prata, neste Dia Mundial da Água, 22 de março de 2011
Considerando que as questões urgentes como a gestão de recursos hídricos, a preservação da biodiversidade, o manejo sustentável de florestas e o combate ao aquecimento global investem-se de prioridade e que o descaso com as questões ambientais compromete a sobrevivência humana;
Considerando que, do ponto de vista social, o desenvolvimento sustentável envolve o respeito aos direitos humanos e do trabalho, a valorização da diversidade e das culturas locais, a redução da pobreza e da desigualdade na distribuição de renda e contribui para o fortalecimento dos laços sociais e culturais;
Considerando que as questões inerentes à atividade de cada um dos atores sociais e econômicos da região deve encontrar soluções adequadas aos limites ecológicos do planeta Terra e ao imperativo da justiça social;
Considerando a privilegiada posição geográfica, a diversidade de recursos hídricos inclusive medicinais e o fato de a região estar assentada sobre zona de recarga do Aqüífero Guarani;
Considerando que nesse contexto, reconhecemos que é possível buscar um desenvolvimento sustentável que pressuponha a preservação ambiental e uma contínua melhoria no bem estar da sociedade, NÓS, signatários deste protocolo, firmamos o presente instrumento, com as seguintes intenções:
1. A instituição da água como a principal riqueza do município, sendo ela o bem maior, que possibilitará o desenvolvimento sustentável desejado;
2. A proteção especial desse bem, com a preservação dos nossos mananciais, sendo eles os recursos hídricos superficiais e subterrâneos;
3. A recuperação imediata das áreas de preservação permanente de toda a Bacia do Ribeirão da Prata;
4. A valorização das características hidrominerais e terapêuticas das águas na criação de projetos para o município;
5. O incentivo a investimentos na infra estrutura turística do município, com a preservação, restauro ou revitalização do patrimônio histórico cultural e com a preservação e conservação do patrimônio ambiental;
6. A criação do Conselho Municipal de Meio Ambiente;
7. A elaboração e aprovação de uma lei de proteção ao patrimônio ambiental, cultural, histórico, arquitetônico e paisagístico de Águas da Prata;
8. A criação de uma Brigada de Incêndio;
9. A criação de um órgão de Defesa Civil;
10. A criação de projetos de desenvolvimento sustentável que envolvam os proprietários das terras que fazem parte da Bacia do Ribeirão da Prata.
Este documento será encaminhado aos poderes executivo, legislativo, judiciário, bem como aos órgão da imprensa.
Águas da Prata, 22 de março de 2011 – Dia Mundial da Água
Por: Yara Cavini
Carta de Águas da Prata em Defesa do patrimônio ambiental da Serra da Mantiqueira e Serra da Prata, neste Dia Mundial da Água, 22 de março de 2011
Considerando que as questões urgentes como a gestão de recursos hídricos, a preservação da biodiversidade, o manejo sustentável de florestas e o combate ao aquecimento global investem-se de prioridade e que o descaso com as questões ambientais compromete a sobrevivência humana;
Considerando que, do ponto de vista social, o desenvolvimento sustentável envolve o respeito aos direitos humanos e do trabalho, a valorização da diversidade e das culturas locais, a redução da pobreza e da desigualdade na distribuição de renda e contribui para o fortalecimento dos laços sociais e culturais;
Considerando que as questões inerentes à atividade de cada um dos atores sociais e econômicos da região deve encontrar soluções adequadas aos limites ecológicos do planeta Terra e ao imperativo da justiça social;
Considerando a privilegiada posição geográfica, a diversidade de recursos hídricos inclusive medicinais e o fato de a região estar assentada sobre zona de recarga do Aqüífero Guarani;
Considerando que nesse contexto, reconhecemos que é possível buscar um desenvolvimento sustentável que pressuponha a preservação ambiental e uma contínua melhoria no bem estar da sociedade, NÓS, signatários deste protocolo, firmamos o presente instrumento, com as seguintes intenções:
1. A instituição da água como a principal riqueza do município, sendo ela o bem maior, que possibilitará o desenvolvimento sustentável desejado;
2. A proteção especial desse bem, com a preservação dos nossos mananciais, sendo eles os recursos hídricos superficiais e subterrâneos;
3. A recuperação imediata das áreas de preservação permanente de toda a Bacia do Ribeirão da Prata;
4. A valorização das características hidrominerais e terapêuticas das águas na criação de projetos para o município;
5. O incentivo a investimentos na infra estrutura turística do município, com a preservação, restauro ou revitalização do patrimônio histórico cultural e com a preservação e conservação do patrimônio ambiental;
6. A criação do Conselho Municipal de Meio Ambiente;
7. A elaboração e aprovação de uma lei de proteção ao patrimônio ambiental, cultural, histórico, arquitetônico e paisagístico de Águas da Prata;
8. A criação de uma Brigada de Incêndio;
9. A criação de um órgão de Defesa Civil;
10. A criação de projetos de desenvolvimento sustentável que envolvam os proprietários das terras que fazem parte da Bacia do Ribeirão da Prata.
Este documento será encaminhado aos poderes executivo, legislativo, judiciário, bem como aos órgão da imprensa.
Águas da Prata, 22 de março de 2011 – Dia Mundial da Água
Por: Yara Cavini
terça-feira, 10 de maio de 2011
domingo, 8 de maio de 2011
É a mãe!
sábado, 7 de maio de 2011
Sonda da Nasa confirma teoria de Einstein sobre o espaço-tempo
Sonda da Nasa mediu com precisão microscópica a forma sutil como o espaço e o tempo são distorcidos em volta da Terra
Quase cem anos depois, uma sonda espacial da Nasa, a agência espacial americana, confirmou previsões cruciais feitas pelo físico alemão Albert Einstein em 1915.
As observações da sonda de gravidade B (GP-B) comprovaram que a massa da Terra está muito sutilmente causando uma curvatura no tempo e no espaço ao seu redor, e até arrastando-os consigo.
Os cientistas conseguiram observar esses efeitos através do estudo do comportamento de quatro esferas super-precisas levadas dentro do satélite.
Os resultados foram publicados na revista científica Physical Review Letters.
Einstein
As confirmações das previsões de Einstein são significativas não apenas por comprovar uma vez mais a genialidade do cientista alemão, mas também por trazer instrumentos mais refinados para a compreensão da física que rege o cosmos.
As descobertas também representam o ápice de uma longa jornada para os líderes da missão, alguns dos quais dedicaram mais de cinco décadas à pesquisa.
Entre eles está Francis Everitt, o principal pesquisador da missão na Universidade de Stanford, que participou da concepção da sonda de gravidade B no fim dos anos 50.
"Completamos este experimento histórico, testando o Universo de Einstein - e Einstein sobrevive", disse ele.
A GP-B só foi lançada ao espaço em 2004 e desde então a missão da equipe é interpretar as informações e checar a correção das observações feitas.
Teorias confirmadas
O objetivo da sonda de gravidade B era confirmar duas importantes consequências da Teoria da Relatividade Geral, publicada por Einstein em 1915.
As previsões descrevem a forma como o tempo e o espaço são distorcidos pela presença de enormes objetos como planetas e estrelas.
Uma delas é o efeito geodético - que trata da forma como a Terra curva o espaço-tempo - e a outra, o efeito de arrasto - sobre como a rotação da Terra distorce o espaço-tempo ao seu redor ao girar.
A sonda GP-B verificou ambos os efeitos medindo movimentos mínimos nos eixos de rotação de quatro giroscópios em relação à posição de uma estrela chamada IM Pegasi (HR 8703).
Precisão
Para garantir a precisão do experimento, as esferas tinham de ser resfriadas até quase o "zero absoluto" (-273ºC) e então colocadas para flutuar dentro de um recipiente a vácuo gigante, contendo hélio superfluido. Esta e outras medidas isolavam as esferas de qualquer distúrbio externo.
Se Einstein estivesse errado, os giroscópios deveriam ter girado sem a influência de forças externas (pressão, calor, campo magnético, gravidade e carga elétrica).
Mas como o físico alemão concluiu que o espaço-tempo ao redor da Terra é curvo e distorcido pelo movimento do planeta, os cientistas esperavam um desvio, apesar das grandes dificuldades em medi-lo.
Ao longo de um ano, o desvio previsto no eixo das esferas devido ao efeito geodético foi calculado na escala de apenas alguns milhares de miliarcosegundos. O efeito de arrasto deverá ser ainda menor.
"Um miliarcosegundo representa a largura de um fio de cabelo humano visto a uma distância de 16 quilômetros. É um ângulo extremamente pequeno e este é o grau de precisão que a sonda de gravidade B tinha de alcançar", explicou Everitt.
Tecnologia
A missão foi proposta inicialmente em 1959, mas teve de esperar vários anos para que a tecnologia necessária fosse inventada.
"A GP-B, apesar de simples conceitualmente, é um experimento extremamente complexo tecnologicamente", disse um ex-gerente de programas na GP-B, Rex Geveden.
"A ideia surgiu cerca de três ou quatro décadas antes que a tecnologia estivesse disponível para testes. Treze novas tecnologias foram criadas para a GP-B."
As inovações criadas para a missão levaram diretamente à melhoria do Global Positioning System (GPS) e ao sucesso de outras missões espaciais da Nasa.
BBC Brasil - Todos os direitos reservados.
Fonte: Estadão
Quase cem anos depois, uma sonda espacial da Nasa, a agência espacial americana, confirmou previsões cruciais feitas pelo físico alemão Albert Einstein em 1915.
As observações da sonda de gravidade B (GP-B) comprovaram que a massa da Terra está muito sutilmente causando uma curvatura no tempo e no espaço ao seu redor, e até arrastando-os consigo.
Os cientistas conseguiram observar esses efeitos através do estudo do comportamento de quatro esferas super-precisas levadas dentro do satélite.
Os resultados foram publicados na revista científica Physical Review Letters.
Einstein
As confirmações das previsões de Einstein são significativas não apenas por comprovar uma vez mais a genialidade do cientista alemão, mas também por trazer instrumentos mais refinados para a compreensão da física que rege o cosmos.
As descobertas também representam o ápice de uma longa jornada para os líderes da missão, alguns dos quais dedicaram mais de cinco décadas à pesquisa.
Entre eles está Francis Everitt, o principal pesquisador da missão na Universidade de Stanford, que participou da concepção da sonda de gravidade B no fim dos anos 50.
"Completamos este experimento histórico, testando o Universo de Einstein - e Einstein sobrevive", disse ele.
A GP-B só foi lançada ao espaço em 2004 e desde então a missão da equipe é interpretar as informações e checar a correção das observações feitas.
Teorias confirmadas
O objetivo da sonda de gravidade B era confirmar duas importantes consequências da Teoria da Relatividade Geral, publicada por Einstein em 1915.
As previsões descrevem a forma como o tempo e o espaço são distorcidos pela presença de enormes objetos como planetas e estrelas.
Uma delas é o efeito geodético - que trata da forma como a Terra curva o espaço-tempo - e a outra, o efeito de arrasto - sobre como a rotação da Terra distorce o espaço-tempo ao seu redor ao girar.
A sonda GP-B verificou ambos os efeitos medindo movimentos mínimos nos eixos de rotação de quatro giroscópios em relação à posição de uma estrela chamada IM Pegasi (HR 8703).
Precisão
Para garantir a precisão do experimento, as esferas tinham de ser resfriadas até quase o "zero absoluto" (-273ºC) e então colocadas para flutuar dentro de um recipiente a vácuo gigante, contendo hélio superfluido. Esta e outras medidas isolavam as esferas de qualquer distúrbio externo.
Se Einstein estivesse errado, os giroscópios deveriam ter girado sem a influência de forças externas (pressão, calor, campo magnético, gravidade e carga elétrica).
Mas como o físico alemão concluiu que o espaço-tempo ao redor da Terra é curvo e distorcido pelo movimento do planeta, os cientistas esperavam um desvio, apesar das grandes dificuldades em medi-lo.
Ao longo de um ano, o desvio previsto no eixo das esferas devido ao efeito geodético foi calculado na escala de apenas alguns milhares de miliarcosegundos. O efeito de arrasto deverá ser ainda menor.
"Um miliarcosegundo representa a largura de um fio de cabelo humano visto a uma distância de 16 quilômetros. É um ângulo extremamente pequeno e este é o grau de precisão que a sonda de gravidade B tinha de alcançar", explicou Everitt.
Tecnologia
A missão foi proposta inicialmente em 1959, mas teve de esperar vários anos para que a tecnologia necessária fosse inventada.
"A GP-B, apesar de simples conceitualmente, é um experimento extremamente complexo tecnologicamente", disse um ex-gerente de programas na GP-B, Rex Geveden.
"A ideia surgiu cerca de três ou quatro décadas antes que a tecnologia estivesse disponível para testes. Treze novas tecnologias foram criadas para a GP-B."
As inovações criadas para a missão levaram diretamente à melhoria do Global Positioning System (GPS) e ao sucesso de outras missões espaciais da Nasa.
BBC Brasil - Todos os direitos reservados.
Fonte: Estadão
domingo, 1 de maio de 2011
Vacinação contra a Gripe
Este ano, a campanha vai imunizar também contra a influenza A (H1N1), a chamada gripe suína. Isso porque, de acordo com o ministério, a vacina tem como base os três vírus do tipo Influenza que mais circularam no hemisfério sul no ano anterior.
Segundo informações da Agência Brasil, idosos com idade superior a 60 anos, indígenas, gestantes, crianças entre seis meses e dois anos e profissionais de saúde, considerados grupos de maior risco de complicações, deverão receber a dose. A vacinação contra a gripe é feita em uma única dose para todos os grupos, com exceção das crianças. Menores de dois anos vão receber duas doses, aplicadas em um intervalo de 30 dias.
O Ministério da Saúde orienta a não receber a vacina quem tem alergia a ovo. Além disso, pessoas com deficiência na produção de anticorpos, por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar um médico antes de tomar a dose.
Segundo informações da Agência Brasil, idosos com idade superior a 60 anos, indígenas, gestantes, crianças entre seis meses e dois anos e profissionais de saúde, considerados grupos de maior risco de complicações, deverão receber a dose. A vacinação contra a gripe é feita em uma única dose para todos os grupos, com exceção das crianças. Menores de dois anos vão receber duas doses, aplicadas em um intervalo de 30 dias.
O Ministério da Saúde orienta a não receber a vacina quem tem alergia a ovo. Além disso, pessoas com deficiência na produção de anticorpos, por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar um médico antes de tomar a dose.
Assinar:
Postagens (Atom)