Da Importância dos Jardineiros

“O que é mais importante? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde, haverá um jardim. Um jardim sem jardineiro, logo desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro.
O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem”
Rubem Alves

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

I Seminário de Controle Social - Brasília - Set/2009

Dados, palestras, filmes e vídeos sobre tudo o que aconteceu, em Brasília, no I Seminário Nacional de Controle Social. Veja com calma e aproveite. Estivemos lá e pudemos ver o quanto de organizações governamentais e não governamentais estão envolvidas em mudar a realidade da corrupção no Brasil. É unânime a opinião de que quando houver efetiva participação popular, essa batalha será ganha.

O que é?
A Controladoria-Geral da União, com o apoio da Embaixada Britânica no Brasil e das entidades Amarribo, Avante e Instituto de Fiscalização e Controle, realizou em Brasília, entre os dias 25 e 27 de setembro de 2009, o I Seminário Nacional de Controle Social, com o objetivo de apresentar boas práticas de participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública e de debater os limites e as possibilidades do exercício do controle social no Brasil.
Para debater, aprofundar e disseminar conhecimentos e informações acerca do tema, o I Seminário Nacional de Controle Social trouxe a Brasília diversos especialistas e cidadãos que vivem o dia-a-dia do controle social no Brasil e dão a sua contribuição para que os recursos públicos sejam empregados com mais efetividade, transparência e dentro dos parâmetros legais. As palestras abordaram temas como democracia, participação, papel da mídia, orçamento, gastos públicos, políticas públicas, além dos relatos de diversas experiências bem sucedidas na área.Em destaque:
- Apresentações dos Palestrantes
-
Banco de Imagens
-
Programação (1.39 MB)
-
Resultados Imediatos (113.17 KB)
Objetivo
Com a realização deste seminário, a CGU pretendeu contribuir para que cada cidadão, individualmente, ou reunido em conselhos ou associações civis, seja estimulado a exercer o seu papel de sujeito no planejamento, gestão e controle das políticas públicas.O controle social, entendido como a participação do cidadão na fiscalização, no monitoramento e no controle das ações da Administração Pública, tem a finalidade de verificar se o dinheiro público está sendo usado de maneira adequada. O controle social complementa os controles realizados pelos órgãos que fiscalizam os recursos públicos – os órgãos de controle interno e externo. Além disso, os cidadãos têm, muitas vezes, melhores condições de acompanhar a aplicação do dinheiro público, pois utilizam os serviços e conhecem de perto os eventuais problemas que acontecem no dia-a-dia.
Eixos Temáticos
- Conselhos de Políticas Públicas: atuação, representatividade e autonomia.- Cultura Política e Participação.- Os Desafios da Mobilização e Capacitação de Cidadãos para o Controle Social.- A Importância da Transparência Pública e do Acesso a Informação para o Exercício do Controle Social.- O Controle Social das Políticas de Saúde, Educação e Bolsa-Família.- O Controle Social dos Gastos Públicos.
Público-alvo
- Conselheiros de Políticas Públicas- ONGs e entidades que atuam no acompanhamento e controle da gestão pública- Agentes públicos, professores, estudantes, jornalistas - Cidadãos interessados no debate sobre participação e controle social

Nenhum comentário: