Da Importância dos Jardineiros

“O que é mais importante? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde, haverá um jardim. Um jardim sem jardineiro, logo desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro.
O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem”
Rubem Alves

sábado, 5 de março de 2011

A violência covarde dos corruptos

A indignação não está cabendo em mim: está vazando pelos olhos!
Recebemos, via rede, a notícia do brutal espancamento sofrido pelo Francisco e toda sua família, em Antonina do Norte CE.
A ligação estava ruim, ele chorava muito e fez o seguinte relato: Ele e sua família - esposa, irmão, cunhado... foram brutalmente espancados em via pública, na cidade de Antonina. Ele está com as costelas quebradas e os demais muito machucados e em estado de choque. Ele não tem a quem recorrer - o juiz só aparece uma vez por mês.
Na foto, ao fundo com a mão na cadeira, Francisco CE. De camisa amarela, Arimatéia PI.
Se alguém puder ajudar, se conhecer alguma autoridade como juiz ou promotor do Ceará por favor, faça contato.

Ontem, (04/03) o Arimatéia Dantas postou um texto na rede que, por ser pertinente, coloco abaixo:

"Nossa militância contra a corrupção tem sentido um grande vazio. No Piauí tenho tentado estimular o debate, mas não tem vingado. Creio que pela falta de tempo de dedicar-me mais a esta missão. Mas de uma forma geral percebo isso em outros estados. Temos muitas perguntas que precisam de estudos mais dedicados para serem respondidas.

Tenho caminhado, literalmente caminhado, pelo Piauí e visto muitas obras inacabadas, obras como conjuntos habitacionais onde a sociedade fica calada, omissa... O que leva nosso povo ser tão omisso? Conivente?

O que fazer além de denunciar e gritar por Justiça? Temos dado cursos, palestras, feito panfletos, gritado, esperneado, etc, mas os ouvintes comovidos voltam pra suas casas, assistem a novela e a vida volta ao "normal". Algumas vezes conquistamos um ativista.

Precisamos de respostas. Refletimos e procuramos buscá-las.

Estamos envolvidos na luta, somos apaixonados, nossos sentimentos embotam a analise cientifica.

Precisamos de ajuda. Qual a pedagogia pra esta luta? Onde andam os poetas? Não temos hinos, não temos poesia... Esta luta é feita por pessoas apaixonadas. Alguns são verdadeiros Dons Quixotes.

Há época que temos muitos ativistas, depois vão sumindo e nos deparamos muitas vezes com o espelho pra termos dois.

Esta luta nos tira muitos privilégios e oportunidades. Somos chatos, somos eternos opositores, frustrados, irresponsáveis, loucos etc. Há quem nos chamem de super-heróis e nos elogiam, mas nossos alvos são pessoas poderosas e isso torna a caminhada mais longa e espinhosa. Muitos ativistas perdem oportunidade de empregos na iniciativa privada, são boicotados...

Sem falar nas ameaças. Estes(as) ativistas tem famílias que correm riscos. Agora, nosso companheiro de Antonina-CE, teve que vir pro Piauí devido a ameaças de morte a ele e a família.

Em Analândia mataram um vereador que se rebelou e denunciou. Infelizmente há muitos outros casos de ameaças que fazem da nossa militância uma luta de risco. Todos sabem dos perigos e os riscos, somos conscientes.

Queria que estudassem a segurança destes brasileiros. Onde erramos, onde estamos certos? Qual a pedagogia pra esta luta? A poesia!!! Não se faz uma luta desta sem poesia! Somos poetas que escrevemos poemas com nossos atos. Precisamos de> outras formas de poesia. Precisamos de musicas que cantem as vitorias, exaltem o patriotismo e o humanismo.

Somos duros na luta e choramos com facilidade. Esta luta tem a capacidade de nos humanizar a cada combate. Vendo nossos semelhantes sem teto enquanto milhares de reais são desviados dos conjuntos habitacionais, olhando nos olhos de um pai e marido que perdeu a filha e esposa num parto que poderia ter sido realizado numa maternidade que não existe devido ao desvio dos recursos, nasce a energia motivadora .

Somos testemunhas de um Brasil de fato onde a tristeza e a infelicidade reinam e sabemos que podemos resgatar o sorriso. Estes contatos diretos com as tragédias causadas pela corrupção paradoxalmente é fonte de energia. Muitas vezes olho pro céu e me pergunto de onde vem tanta determinação pra continuar lutando.

Certa vez, na marcha que fazia pra Brasilia, depois de caminhar uns 20km, por volta da 14h, exausto e com assaduras, olhando o sol forte e sem nuvens me perguntava: Meu Deus, será que vale a pena? . Olhava os outros marchantes ofegantes e a fileira desfeita e a reflexão queria continuar, mas cortei dizendo pra mim: Agora é hora de marchar!

Chegamos ao destino e depois do repouso não havia mais questionamentos. Estávamos prontos pra seguir e foi nesta caminhada que conhecemos o Ziller e o IFC, fato que contribuiu muito pra resposta à pergunta feita a Deus. SIM, VALE A PENA!!!!

Vale a pena porque existe a REDE AMARRIBO, porque estamos construindo a ABRACCI, por que existe a Transparência Brasil, porque existe A1M, porque temos a campanha Todos Contra a Corrupção (grifo meu)... Vale sim porque em Analândia o povo enfrenta a morte e segue em frente, em Antonina as crianças agora vão ter transporte escolar de qualidade, porque em Pedregulho a Câmara vai ter que seguir o regimento, porque em Ribeirão Bonito o prefeito foi derrubado pela força da ética, porque o Piauí ganhou mais militantes, porque, em resumo, NOSSOS FILHOS E TODOS OS OUTROS FILHOS, merecem um mundo que todos possam viver dignamente e com poesia".

Arimateia Dantas

Nenhum comentário: