Da Importância dos Jardineiros

“O que é mais importante? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde, haverá um jardim. Um jardim sem jardineiro, logo desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro.
O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem”
Rubem Alves

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Ajude a divulgar

Oi pessoal,

Gostaríamos de tornar de conhecimento de todos a grande destruição ambiental que está acontecendo na Serra da Mantiqueira, mais precisamente, na Serra de Águas da Prata!

Esta destruição está pondo em risco a existência de um verdadeiro santuário ambiental!

O local ameaçado é um vale localizado nas bordas do Maciço Alcalino de Poços de Caldas, faz parte da Serra da Mantiqueira, sendo uma região de morros, com encostas de declividade acentuada, e solo com alta erodibilidade. Possui ainda grandes porções de mata atlântica original. É formado por uma grande quantidade de nascentes que se originam nas encostas e nos cumes destes morros, formando um complexo hídrico importante pelo volume e qualidade de suas águas. É este complexo hídrico que qualifica a cidade de Águas da Prata como Estância Hidromineral.

As características deste local são atribuídas de grande valor paisagístico e ambiental. Áreas significativas de terras constituem um afloramento do Aqüífero Guarani, o maior reservatório de água potável da América Latina.

Por todas estas caracteristicas este local é considerado uma RESERVA HÍDRICA, para toda a bacia hidrográfica da qual faz parte, a Sub bacia do Ribeirão da Prata, a Sub bacia do Rio Jaguari Mirim e a Bacia do Rio Mogi Guaçú.

O grande potencial minerário já explorado pode causar grandes impactos ambientais, como ocorreu em Poços de Caldas. O eucalipto tem crescido em escala alarmante nas vertentes dos morros, em áreas de nascentes, danificando os recursos hídricos que abastecem a bacia. A monocultura do eucalipto é vista pelos especialistas como uma das principais causas da destruição do meio ambiente, pois sugam uma quantidade enorme de água do solo, enfraquecem a terra e acabam com a biodiversidade local.


Após o grande número de queimadas que ocorreram na Serra da Prata nos últimos meses, tendo devastado grandes áreas de cerrado e mata atlântica, o que se vê é uma corrida desenfreada de vários proprietários que já plantam eucalipto no local, que se aproveitando da "limpeza" do terreno, iniciaram o plantio de eucalipto em grande escala, em áreas que deveriam ser reflorestadas e preservadas, inclusive em áreas de APP (Área de Preservação Permanente), como cumes de morros, encostas acentuadas (mais de 45 graus) e áreas próximas a nascentes.


As fotos anexas foram feitas nas proximidades da FONTE PLATINA E SETE CACHOEIRAS, um lugar de extrema beleza pelas suas águas e pela mata nativa remanescente.


É muito importante que todos que amam Águas da Prata se unam para lutar pela preservação desse santuário ecológico!!!


Convidamos todos que queiram abraçar esta luta a participarem da reunião que acontecerá na quarta-feira, dia 6 de outubro, às 19:30 hs, no Instituto Arianã, em Águas da Prata!

O Instituto Arianã fica na Rua Zeca Ferreira, 431 B - Centro - Águas da Prata - SP
Fone: (19) 3642-2147 / (19) 3642-2147
Mapa em anexo.

Nenhum comentário: