Da Importância dos Jardineiros

“O que é mais importante? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde, haverá um jardim. Um jardim sem jardineiro, logo desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro.
O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem”
Rubem Alves

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Resposta do Blog

Sobre o comentário, sempre oportuno e inteligente, da Zezé, vamos esclarecer alguns pontos.
Primeiro, Zezé, a lei não foi votada. Alguns partidos pediram o adiamento e nesses partidos há deputados que votarão a favor da lei. O Vicentinho inclusive pediu a palavra e disse que discordava do Genoino e da posição do PT.
A lei NÃO é inconstitucional, eles estão passando essa idéia para confundir o eleitorado. É mais uma mentira, tão a gosto dos políticos - é que eles fazem melhor.
Essa lei foi feita por membros da OAB que, junto com a CNBB, encabeçam o movimento. Ora, vocês acham que eles fariam uma lei inconstitucional que além de ser facilmente derrotada, ainda colocaria em risco a imagem da OAB?
Outra mentira, essa do Genoino: e se um candidato tiver o direito cassado e nesse meio tempo for absolvido, já foi cassado (ele disse isso na tribuna, ontem) e a lei diz que se isso acontecer a inelegibilidade está automaticamente suspensa.
Ainda outra coisa que gostam de espalhar: a presunção de inocência. Esta vale no direito penal, uma pessoa é considerada inocente até que se prove a sua culpa. Isso não vale no âmbito eleitoral que diz que para exercer cargo público é preciso conduta ilibada. O que queremos é prevenção. A Justiça é lenta e um agente corrupto, até chegar à última instância já roubou o que pôde - vide Maluf.
O que precisa ficar bem claro é que inelegibilidade não é pena, ninguém está sendo julgado. Tem pendências na Justiça? Resolva suas pendências e então se candidata.
Reclamam da primeira instância. Ora, só o fato de ser político e ter foro privilegiado, só pode ser julgado por órgão colegiado. E da denúncia ao julgamento há que vencer 3 ou 4 etapas de provas, possibilidade de defesa, etc. - então é outra mentira que a lei pode servir de ferramenta a adversários políticos. A Justiça não acata denúncias sem provas, aliás essa afirmativa é uma afronta ao Judiciário.
A verdade é uma só: a maioria não quer a lei porque a maioria é Ficha Suja e com lei ou sem lei o País vai conhecer cada candidato pelo selo que vamos colocar nos nomes deles. Quem for Ficha Limpa, como o nosso Paulão vai ter o selo Ficha Limpa. Cada estado vai "selar" seus candidatos e divulgar ao máximo. Não se brinca com a vontade de mais de 1.600 milhão de brasileiros que assinaram a lei e mais de 5 milhões em abaixo-assinados como o da Avaaz.
Obrigada pela participação e abraço.

Um comentário:

Tatu disse...

Acabou que conversamos um bom tempo, por telefone, sobre isso. Eu sei que a lei não votada, infelizmente, apenas registrei que muitos parlamentares que se disseram como apoiadores do projeto, no momento em que precisava de suas defesas eles amarelaram. Essa é que é a verdade.
No restante, sobre a inconstitucionalidade do projeto, infelizmente não é balela de quem tem ficha suja e esta propagando informação falsa. O STF julga em cima da constituição e o primeiro que tiver seu direito de se candidatar, caso aprovem o projeto, vai recorrer ao Supremo com grandes chances de vencer.
Enfim, gostaria muito que que esse projeto venha a se tornar lei e que a mesma colabore para deixar nosso quadro político um pouco melhor, ao menos. Vamos torcer!
abraço