Da Importância dos Jardineiros

“O que é mais importante? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde, haverá um jardim. Um jardim sem jardineiro, logo desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro.
O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem”
Rubem Alves

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Querem que a lei caia no esquecimento público

A votação da Lei da Ficha Limpa foi adiada para a primeira semana de maio.
Em uma armação silenciosa, tramada no silêncio dos gabinetes, do mesmo modo que se entopem de dinheiro meias, cuecas e malas, foi montada uma estratégia que visa fazer com que a lei caia no esquecimento público.
Como esquecer um ano e meio de peregrinação atrás de assinaturas, como esquecer o cansaço, a ânsia por justiça, o desejo de varrer a corrupção no Brasil e banir da vida pública esses que hoje deram uma "banana" à vontade do povo?
A lista dos deputados que, de pronto, apoiaram a lei ficará no Blog para que se saiba quem é pelo Brasil, quem merece o nosso voto.
Aos outros, diremos que votaremos neles na primeira semana de novembro.

Um comentário:

Zezé Sette disse...

Olá Yara!
Nem sempre comento os posts mas vc sabe que te acompanho diariamente. Muitos deputados que se disseram a favor do projeto, aqui no blog, tendo inclusive seus nomes divulgados, não votaram a favor, então muito cuidado para não levar "gato por lebre", como diziam nossos avós.
Minha opinião pessoal quanto a isso é que ao invés de tentar impedir a candidatura dos "fichas-sujas", melhor seria aperfeiçoar o nosso código de processo penal, para que os mesmos tivessem logo sua condenação transitada em julgado, e fossem cumprir suas penas. Com essa lei, o “ficha suja” não pode se candidatar, mas a condenação (ou absolvição, se for o caso) definitiva não chega nunca. Caso seja aprovado, com certeza não passa no STF pois seria considerado inconstitucional.
Penso que existe muita demagogia por parte de nossos parlamentares neste projeto. A jogada é muito simples: aprova uma lei inconstitucional, que coloca no ombro da justiça o papel de filtrar os inidôneos, sendo que, como a lei é inconstitucional, só vai colocar um trabalho inútil na justiça, com o bônus de desmoraliza-la.
Ao mesmo tempo, nossos lamentáveis deputados e senadores vão poder dizer que estão tentando moralizar, mas a justiça não deixa.
O grande detalhe é que o Partido é quem ESCOLHE o candidato. Não é forçado. Pode muito bem colocar em seu estatuto a limitação da "ficha suja". Isso não é ilegal.
Outra atitude mais importante e moralizante seria aprovar o fim do "Foro Privilegiado", este sim, o manto da impunidade parlamentar no Brasil.
Grande abraço