Da Importância dos Jardineiros

“O que é mais importante? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde, haverá um jardim. Um jardim sem jardineiro, logo desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro.
O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem”
Rubem Alves

domingo, 18 de abril de 2010

Jeitinho Brasileiro

Campanha da ONU quer combater o "jeitinho brasileiro"

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) está promovendo uma campanha para incentivar as pessoas a adotarem práticas mais éticas no dia-a-dia, como não burlar regras, ser paciente no trânsito e ajudar colegas de trabalho. Para isso foi lançado um site interativo, no qual é possível postar recomendações, histórias e fotos sobre o tema.

A iniciativa vem de uma consulta popular que ajudou a definir o tema do próximo Relatório de Desenvolvimento Humano do PNUD: Valores de Vida. O estudo será dividido em quatro cadernos mensais, lançados a partir de março. Serão publicados produtos inéditos, como o perfil dos valores das regiões brasileiras e o índice de Valor Humano, um indicador que mede o quão consciente a pessoas estão sobre sua conduta.

“Na consulta popular as pessoas disseram que parte dos problemas tem a ver com ‘o jeitinho brasileiro’”, conta o responsável pelo relatório, Flávio Comim. Com o problema em mãos o próximo passo era encontrar soluções para superá-lo. O PNUD, então, criou a campanha Mostre seu Valor, composta por um site colaborativo no qual é possível postar dicas de atitudes responsáveis, sugestões de políticas públicas e ainda fotos e vídeos relacionados com o tema.

“A ideia da campanha é tornar as pessoas ativas e fazê-las pensar juntas em uma solução”, conta Comim. “Para mudar o país, não basta ter mais professores e mais policiais. É preciso mudar a pessoa que origina o problema”, conta.

Os cadernos com o resultado da campanha serão em um formato menos acadêmico do que os anteriores e trarão o ranking atualizado do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M).

Por: Sarah Fernandes
Fonte: Portal Aprendiz
URL: http://aprendiz.uol.com.br/content/heprobrebr.mmp

Fonte: Amarribo Júnior

Nenhum comentário: