Campanha da ONU quer combater o "jeitinho brasileiro"
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) está promovendo uma campanha para incentivar as pessoas a adotarem práticas mais éticas no dia-a-dia, como não burlar regras, ser paciente no trânsito e ajudar colegas de trabalho. Para isso foi lançado um site interativo, no qual é possível postar recomendações, histórias e fotos sobre o tema.
A iniciativa vem de uma consulta popular que ajudou a definir o tema do próximo Relatório de Desenvolvimento Humano do PNUD: Valores de Vida. O estudo será dividido em quatro cadernos mensais, lançados a partir de março. Serão publicados produtos inéditos, como o perfil dos valores das regiões brasileiras e o índice de Valor Humano, um indicador que mede o quão consciente a pessoas estão sobre sua conduta.
“Na consulta popular as pessoas disseram que parte dos problemas tem a ver com ‘o jeitinho brasileiro’”, conta o responsável pelo relatório, Flávio Comim. Com o problema em mãos o próximo passo era encontrar soluções para superá-lo. O PNUD, então, criou a campanha Mostre seu Valor, composta por um site colaborativo no qual é possível postar dicas de atitudes responsáveis, sugestões de políticas públicas e ainda fotos e vídeos relacionados com o tema.
“A ideia da campanha é tornar as pessoas ativas e fazê-las pensar juntas em uma solução”, conta Comim. “Para mudar o país, não basta ter mais professores e mais policiais. É preciso mudar a pessoa que origina o problema”, conta.
Os cadernos com o resultado da campanha serão em um formato menos acadêmico do que os anteriores e trarão o ranking atualizado do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M).
Por: Sarah Fernandes
Fonte: Portal Aprendiz
URL: http://aprendiz.uol.com.br/content/heprobrebr.mmp
Fonte: Amarribo Júnior
Nenhum comentário:
Postar um comentário