Da Importância dos Jardineiros

“O que é mais importante? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde, haverá um jardim. Um jardim sem jardineiro, logo desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro.
O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem”
Rubem Alves

sábado, 23 de abril de 2011

Via Crucis

Mais uma vez a turba escolhe o ladrão. Mais uma vez a turba crucifica o justo – por omissão, por interesse, por medo – são milhares de crucificados, de Antonina do Norte aos confins desse Brasil.
Crucificados nos corredores dos hospitais, nas salas de aula onde não se aprende a deixar de ser servil e exigir nossos direitos, e na rua quando se tem a audácia de falar pelos que não têm voz.
“A gente fica engasgada lendo a mensagem desesperada do Francisco. Temos força, juntos, mas ainda não é a força que precisamos e gostaríamos de ter.”
Vamos continuar, via Amarribo e IFC, nossas ações para protegê-lo mas precisamos de ajuda. Precisamos que esse caso seja divulgado nas redes, sites e blogs.
Precisamos da imprensa e dos jornalistas que sempre sempre estiveram ao nosso lado de plantão: Jorge Maranhão, Tomazella, Fábio Oliva, Arimatéia, Sérgio Ronco, os jornais das pequenas e médias cidades,
Precisamos de juízes e promotores do bem, para que façam contato com o Ministério Público e a Justiça do Ceará.
Enfim, precisamos de todos que puderem gritar conosco.

Em 23/04, Alerta Antonina escreveu:

Os fatos
Tudo caminha rumo a impunidade nos acontecimentos em Antonina do Norte, ameaças de morte, agressão e tudo mais.
Quase seis meses se passaram e o inquérito sobre as ameaças ainda não foi concluido.
Quanto a agressão por mim sofrida já está com quase dois meses, fizemos a nossa parte, registramos o BO, e providenciamos para que este BO chegasse na delegacia de Iguatu, onde já esta o inquérito das ameaças, fizemos também chegar até o promotor da comarca de Antonina, mas até agora nada aconteceu.
A Amarribo enviou uma carta a Procuradoria de Justiça do Ceará, e a Procuradoria não se manifestou até agora sobre o assunto.

A Via Crucis

O fato é que desde o episódio do meu espancamento venho me deslocando com frequência para vários lugares à procura de justiça e proteção.
Já fui a Brasilia, duas vezes, a Fortaleza e três vezes, a cidade de Juazeiro do Norte e Crato e já tenho uma viagem marcada para terça feira 26/04 a Fortaleza para uma entrevista com o pessoal do PROVITA, para mais uma etapa do processo para o Programa de proteção a testemunhas.
Alias, esse programa nem sei se é adequado a minha pessoa, teria que me isolar ainda mais da minha familia, como tambem teria que me isolar de todos vocês, do IFC, AMARRIBO e teria que deixar de ser um ativista na causa, e sem ter a certeza de que os culpados sejam punidos.
Pra mim seria um ato de covardia da minha parte, seria fugir e dando a vitoria aos corruptos. Esse programa pra mim só em ultimo recurso, se não me restar outra alternativa.

Procurei a defensoria Pública, disseram que não poderiam me ajudar e me encaminharam para a OAB com um oficio solicitando a indicação de um advogado, o presidente da OAB disse que a entidade dispõe de advogado militante para este tipo de atendimento, mas só no municipio do Crato.
Como o caso é em Antonina fica dificil pela distância, 110 km, poderia ver se resolvia meu caso se eu tiver como pagar as despesas do combustivel para o deslocamento até Antonina do Norte, o que seria justo, pois alem de trabalhar de graça o advogado ainda ter que custear despesas seria demais. O presidente da OAB ficou de dar uma resposta na proxima semana.

E é por isso amigos, que digo que o caso de Antonina caminha para a impunidade, já que até agora eu estou sendo o unico a ser punido nesta historia, sem casa, sem trabalho, sem meios de subsistência, apoiado financeiramente pelos membros da Rede, um exilado em meu próprio país.
Feliz Páscoa a todos,
Francisco

Nenhum comentário: