Da Importância dos Jardineiros

“O que é mais importante? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde, haverá um jardim. Um jardim sem jardineiro, logo desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro.
O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem”
Rubem Alves

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Conto do Vigário IV

Câmara de São Francisco decide amanhã se cassa o mandato do padre prefeito Padre Zé Antônio, prefeito afastado de São Francisco/MG
A Câmara Municipal de São Francisco, no Norte de Minas, marcou para amanhã, às 19 horas, a sessão especial em que deliberará sobre a cassação ou não do mandato do prefeito José Antônio da Rocha Lima (PT). É esperado o comparecimento de grande público à sessão.

O prefeito de São Francisco, padre José Antônio da Rocha Lima foi afastado da administração do município no dia 23 de novembro de 2010. De acordo com o Ministério Público de Minas Gerais, o afastamento foi consequência da operação ‘Conto do Vigário’, que investiga desvio de recursos públicos por meio de fraudes em licitações e concursos. O secretário de administração pública da cidade também deixou o cargo. Segundo o Ministério Público, os prejuízos causados ultrapassam R$ 5 milhões.

Com o auxílio de alguns vereadores fiéis ao prefeito afastado, advogados encarregados de defende-lo tentam tumultuar o processo e adiar a sessão. O objetivo é fazer com que seja ultrapassado o prazo legal de 90 dias para término dos trabalhos da Comissão Processante. Mesmo afastado pela Justiça, o prefeito continua recebendo normalmente seu subsídio.

De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério Público, as investigações da operação “Conto do Vigário” detectaram ainda a emissão de notas para pagamento de produtos médico-hospitalares que nunca foram recebidos. Também participam da operação a Secretaria de Estado da Fazenda, a Polícia Militar e a Polícia Civil.
De acordo com o Ministério Público, as investigações se estendem ainda às cidades mineiras de Januária, São Romão, Pedras de Maria da Cruz, Miravânia, Itacambira, São João das Missões, Pintópolis, Icaraí de Minas, Jaíba, Juvenília, Luislândia, Buritizeiro, São João da Ponta, Lagoa Santa e Nova Lima.
Fonte: Blog do Fábio Oliva

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Do poder Jovem

“Por alguma razão, bela e estranha, os jovens acordaram, se deram conta que estão recebendo um mundo cada vez mais miserável, as calotas polares derretidas, salários de fome, cada vez mais guerras e planos para empurrá-los para a vida já carregando a dívida astronômica do custo da formação universitária que terão de pagar, senão morrer tentando, e rejeitaram todo esse lixo”
Estreando na TV a cabo um filme absolutamente constrangedor, que provoca um profundo desconforto, deixando ao final um travo amargo na boca. É Amor Sem Escalas (Up in the Air) com George Clooney, direção de Jason Reitman. O título em português é prá lá de estúpido e bota idiota nisso, porque não se trata de mais uma comédia romântica, mas de um guia de como terceirizar demissões corporativas em massa, com Clooney no papel de “Anjo Exterminador”, segundo diz seu personagem cinicamente:
“Eu os preparo para o limbo existencial”.

Não estou fazendo exatamente a crítica do filme, mas do processo de “normalização” da dispensa repentina e sem aviso – e sem outra razão que não o “corte de gastos”, naturalmente em nome da nunca por demais esquecida “acumulação primitiva” ou “acumulação por despossessão” – de funcionários que ele introduz, assinala e sublinha como fato inevitável e perfeitamente corriqueiro na vida profissional de qualquer norte-americano (eu ia escrever “de qualquer ser humano”).

Eis a verdadeira mensagem nua e crua: você cai fora porque os acionistas precisam ficar ainda mais ricos. Lembra o título de outro filme: Hoje você morre.Enquanto isso, no mundo real, milhares de servidores públicos unidos a grupos estudantis realizaram protestos sábado (19/2) em frente ao Capitólio do estado norte-americano do Winsconsin, na cidade de Madison. Foi o quinto dia de manifestações contra um projeto de lei apresentado pelo novo governador republicano Scott Walker. O objetivo do projeto é “cortar gastos do orçamento estadual através da supressão de direitos trabalhistas em todo o Estado”. O suposto equilíbrio das contas do Estado ocorreria com a anulação dos convênios coletivos com os funcionários públicos.
O equivalente, no Brasil, à suspensão todos os direitos dos funcionários públicos concursados, por exemplo, do estado de São Paulo.

Entusiasmado com a mobilização dos estudantes, o cineasta Michael Moore (Tiros em Columbine) enviou-lhes uma carta aberta, incentivando-os, cujo texto é um excelente exemplo de contextualização sócio-econômica e política dos jovens norte-americanos no momento atual. Ele elogia os milhares de estudantes das escolas de Wisconsin que saíram das salas de aula e ocuparam o prédio do State Capitol, em Madison, exigindo que o governador pare de assaltar os professores e outros funcionários públicos:

“Vivemos hoje um fantástico momento histórico. Os jovens estão em rebelião!

Os estudantes estão começando a erguer a cabeça, tomar as ruas, organizar-se, protestar e recusar a dar um passo de volta para casa, se não forem ouvidos. “Segundo Moore, o poder constituído estava convencido que havia feito um servicinho perfeito no sentido de manter os jovens calados, entretendo-os com enormes quantidades de bobagens até torná-los impotentes, como um parafuso a mais duma imensa e complexa engrenagem; alimentando-os com quantidades absurdas de propaganda sobre “como o sistema funciona” e tantas mentiras históricas.

Contudo inesperadamente o lixo foi derrotado – não funcionou – porque os jovens estão vendo as coisas como são realmente: “Fizeram o que fizeram, na esperança de que vocês ficassem de bico fechado, entrassem na linha e obedecessem as ordens, sem sacudirem o barco. Porque se agitassem muito, não conseguiriam arranjar um emprego, acabando na rua, um freak a mais.

Disseram que a política é suja e que um homem sozinho jamais faria diferença!”Mas, por alguma razão, bela e estranha, os jovens acordaram, se deram conta que estão recebendo um mundo cada vez mais miserável, as calotas polares derretidas, salários de fome, cada vez mais guerras e planos para empurrá-los para a vida já carregando a dívida astronômica do custo da formação universitária que terão de pagar, senão morrer tentando, e rejeitaram todo esse lixo.

Até porque foram os adultos jovens que elegeram Barack Obama, primeiro atuando como voluntários para obter a indicação dele como candidato, depois indo às urnas em números recordes em novembro de 2008. Michael assinala que o único grupo da população branca dos EUA no qual Obama teve maioria de votos foi o dos jovens entre 18 e 29 anos. A maioria de todos os brancos com mais de 29 anos nos EUA votaram em McCain – e Obama foi eleito, mesmo assim!

Porque há mais eleitores jovens em todos os grupos étnicos – e eles foram às urnas e, contados os votos, viu-se que haviam derrotado os brancos mais velhos assustados, que simplesmente jamais admitiriam ter no Salão Oval alguém chamado Obama. Diversamente que em outros países como Áustria, Brasil, Nicarágua, onde a idade mínima para votar é 16 anos e os jovens desfrutam de mais liberdade, sem contar a França cujos estudantes conseguem parar o país, nos EUA, os jovens são condicionados a obedecer, sentar e deixar os adultos comandarem o show, daí entende-se o entusiasmo de Moore.

Mas as coisas podem e devem mudar – demissões massivas, o espólio dos direitos civís e trabalhistas. Já há indícios de mudança desde o Cairo, Egito, até Madison, Wisconsin, donde muita agitação de permeio. Talvez a próxima geração possa fazer com que filmes como Up in the Air (aliás, indicado a vários Oscars, imaginem o resto da produção cinematográfica!) se reduza a uma sórdida e incompreensível relíquia cultural.

Fonte: Congresso em Foco

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

II Coletivo Ativista

O Movimento Prata Ativa participou de mais um encontro de capacitação, em Ribeirão Bonito, nos dias 18, 19 e 20 de março, do projeto Coletivo Ativista.
A cada encontro amadurece mais a união, aumenta o entusiamo e a determinação.

Águas da Prata está fazendo bonito; Sonia Barboza, do Voto Consciente, disse o seguinte: "Pela postura, pelas perguntas que fizeram, pelas colocações tenho certeza de que estamos plantando em terreno fértil."
O entusiamo deles emociona, nos enche de esperança e certeza de estarmos no caminho certo: O da educação para a cidadania.

Os palestrantes foram a Rita Telles, do Movimento Nossa Teresópolis, que deu um depoimento emocionado das dificultades por que passa a cidade depois das enchentes.

O Fábio Oliva e suas histórias no norte de Minas e também a Sônia e o Danilo Barboza do Voto Consciente. Tudo em clima descontraido e alegre.

Parabéns, pioneiros. Que logo consigamos envolver toda a juventude de Águas da Prata no trabalho da construção do seu futuro.

Amarribo já é uma OSCIP


Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP - a qualificação da Amarribo é o caminho para a organização da 15a Conferência Internacional Anti-Corrupção que será sediada pelo Brasil em 2012. A Amarribo, que também representa a Transparência Internacional, foi escolhida pela Corregedoria Geral da União para organizar esse evento. Parabéns à Amarribo que deixa de ser apenas de Ribeirão Bonito, deixa de ser apenas nossa Ong mãe, para ocupar o lugar que merece no cenário nacional e internacional.
Confesso que estamos um pouquinho enciumados, mas muito orgulhosos.

Foi divulgado hoje no Diário Oficial da União (quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011 , p 81) o DEFERIMENTO do pedido de qualificação da AMARRIBO como OSCIP:
Ministério da Justiça
DEPARTAMENTO DE JUSTIÇA, CLASSIFICAÇÃO, TÍTULOS E QUALIFICAÇÃO
Considerando o disposto na Lei nº 9.790, de 23 de março de 1999, no Decreto nº 3.100, de 30 de junho de 1999, e na Portaria nº 361, de 27 de julho de 1999, DEFIRO os pedidos de qualificação como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público das entidades a seguir relacionadas, em razão de que as mesmas atenderam aos requisitos estabelecidos pela Lei nº 9.790: (Processo MJ nº 08071.004189/2011-49);
II. AMIGOS ASSOCIADOS DE RIBEIRÃO BONITO - AMARRIBO, com sede na cidade de RIBEIRÃO BONITO, Estado de São Paulo - CGC/CNPJ nº 03.571.810/0001-96 - (Processo MJ nº 8071.016400/2010-95);

Farra com o dinheiro público

Blog do Fábio Oliva: MATIAS CARDOSO:
"Patrimônio do prefeito de Matias Cardoso aumentou 4000% em um ano de mandato."
João Cordoval diz que ainda não desembolsou um tostão ... ..."

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Simulador de Aposentadoria do Servidor Público

Pelo simulador, servidores públicos, inclusive os estaduais e municipais, podem conhecer as condições de sua aposentadoria, bem como verificar as regras constitucionais e uma data provável.

O Simulador de Aposentadoria do Servidor Público foi desenvolvido pela Controladoria-Geral da União (CGU) com o objetivo inicial de facilitar a auditoria e a fiscalização dos processos de concessão de aposentadoria dos servidores públicos regidos pela Lei nº 8.112/1990.

Contudo, como a ferramenta simula todas as possibilidades de aposentadoria previstas constitucionalmente, a CGU vislumbrou o grande auxílio que o sistema traria a todos os servidores públicos interessados em conhecer as condições de sua aposentadoria, tendo decidido assim ampliar o objetivo inicial e compartilhar o Simulador externamente, inclusive com os servidores públicos estaduais e municipais, também abrangidos pelas Emendas Constitucionais nº 20/1998, 41/2003 e 47/2005.

A CGU esclarece, no entanto, que o relatório gerado pelo Simulador não tem eficácia legal e nem pode ser utilizado como documento para iniciar processo de concessão de aposentadoria, ou de abono de permanência, tratando-se apenas de uma ferramenta que permite ao servidor público verificar as regras constitucionais de aposentadoria e uma data provável, de acordo com os dados incluídos no Simulador, que são de inteira responsabilidade do servidor.
Acesso ao Simulador Acesso ao Simulador

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011


SOS SERRA DAS ÁGUAS

"Para ser grande, sê inteiro

Nada teu exagera ou exclui.

Sê todo em cada coisa.

Põe quanto és

No mínimo que fazes.

Assim em cada lago a lua toda

brilha,
Porque alta vive."

Fernando Pessoa


O MOVIMENTO PELA SERRA NASCEU

DE NOSSO MAIS PROFUNDO DESEJO

DE RENASCER.

RENASCER NO MEIO DA IRA,

DA GANÂNCIA,

DA AVAREZA E DO MEDO.

O PIOR MEDO É O DE NÃO FAZER

NADA....

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Convite para sua participação no GSI Jam

Prezados amigos,
espero vocês nesse debate inédito e inovador, na América Latina. Sua contribuição será importante para encontrarmos juntos alternativas de transformação e construção de um mundo melhor, unindo poder público, iniciativa privada e entidades do terceiro setor.

Entre no link http://www.globalsocialimpact.org/gsi/gsijam/Registro.aspx , faça sua inscrição - as vagas são limitadas - e nos encontraremos lá.

Obs. A plataforma ficará no ar desde o dia 9, durante 96 horas ininterruptas e você poderá escolher entre os cinco tópicos, ou visitar os cinco, na hora que lhe for mais conveniente.

A título de informação, seguem no convite dia e horário em que estarei na mesa de debates.

Grande abraço,

Yara Cavini

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Videos historicos - Entrevista Geraldo Vandré 2010

Recebemos do Zé Jabur essa preciosidade:

"Ao acaso, procurando vídeos dos festivais dos anos 60 com Geraldo Vandré,
acabei trombando com essa impressionante entrevista com o próprio, gravada
em set de 2010.
Sergio Chapelin faz comentários em off, enquanto Vandré era entrevistado por
Geneton Moraes Neto.
É muito impressionante a distância entre os dois repórteres, o primeiro a voz que lembra os tempos de chumbo, e chama esse período de "Regime Militar" e não de Ditadura Militar, o que me parece bem familiar... Vão-se os dedos e ficam os anéis.

Já o segundo, entrevistando, faz perguntas mais ácidas e questionadoras (em relação aos comentásrios do tradicional comentarista global).
Vandré mostra momentos de lucidez, misturados a momentos confusos e contraditórios, onde nega ser anti-militarista e nega ser musico de protesto....Diz não ter tido problema com os militares da época...

Acho q vale muito a pena conferir a entrevista inquietante desse importantíssimo nome de nossa música e de nossa história moderna.
Bom proveito a todos!


1ª parte http://www.youtube.com/watch?v=k4sLANlH7Nk


2ª parte
http://www.youtube.com/watch?v=6Wak4Z7RhFs


3ª parte
http://www.youtube.com/watch?v=G49ljh-IOBM


4ª parte
http://www.youtube.com/watch?v=nMTCNyN0DpA


5ª parte
http://www.youtube.com/watch?v=ngg1ACvUoJI

Veja as receitas e despesas do seu município

Acompanhe mês a mês as receitas e despesas do seu municipio. Saiba como, quanto e onde está sendo gasto seu dinheiro. Nesse site do Tribunal de Contas, aprenda também como fiscalizar.

TCE cria "Portal do Cidadão"

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo COMUNICA que se encontra à disposição dos cidadãos o instrumento de divulgação eletrônica “Portal do Cidadão”.
Este trabalho vem aproximar os municípios jurisdicionados ao sistema já existente no Estado.
As informações de receitas e despesas encontram-se dispostas em linguajar adequado à compreensão de todos os cidadãos e são extraídas dos balancetes enviados mensalmente ao sistema AUDESP.
Registre-se que esta divulgação não desobriga as entidades municipais de atenderem as determinações no prazo e na forma contidas na Lei Complementar nº 131, de 2009.
As informações serão atualizadas mensalmente e para consultá-las acesse o endereço eletrônico:
www.portaldocidadao.tce.sp.gov.br.