Da Importância dos Jardineiros

“O que é mais importante? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde, haverá um jardim. Um jardim sem jardineiro, logo desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro.
O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem”
Rubem Alves

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

E Davi vence Golias

Abengoa suspende plantio de cana em Águas da Prata
A multinacional Abengoa Bioenergia Brasil, enviou nota à imprensa na tarde desta segunda-feira, dia 29 de agosto, na qual informa que decidiu suspender o plantio de cana na Fazenda Retiro - em Águas da Prata. O motivo é o descontentamento da população que teme que a área arrendada pela multinacional na estrada que leva ao  Pico do Gavião e é rota dos peregrinos do Caminho da Fé  não suporte o tráfego dos caminhões pesados da empresa.
A fazenda arrendada fica às margens do Ribeirão da Prata que abastece a cidade e alimenta o rio Jaguari, que por sua vez forma a Bacia Jaguari-Mirim ,  responsável pelo abastecimento de água em 11 cidades da região. 
Por outro lado, a captação da famosa “Água Prata” também é próxima da Fazenda Retiro e suas nascentes precisam ser preservadas.
Liderados por manifestantes da Ong Guará, os moradores fizeram  um manifesto no dia 24 de julho, no Bosque Municipal e colheram assinaturas para impedir que a Multinacional iniciasse o plantio antes da existência de uma lei que regulamentasse o plantio e com isso protegesse as nascentes, as estradas rurais, a flora e a fauna locais. Pediram também que a vocação da cidade, fosse respeitada.
Essa lei  foi votada e aprovada por unanimidade em primeira votação. A segunda votação seria no dia 25 de agosto.  Porém surgiram dois fatos novos e a Guará pediu que os vereadores suspendessem a votação e que se fizesse uma nova lei, não regulamentando, mas proibindo o plantio de cana em escala industrial no município.
A Câmara atendeu ao pedido e hoje, dia 31 de agosto, em uma audiência pública, em São João da Boa Vista, o diretor da Abengoa, Rogério Ribeiro de Abreu dos Santos  disse que a diretoria da empresa decidiu desistir do plantio na Estância. “É página virada” disse ele.
Fonte: Jornal O Parabrisa e Prata Rainha

Nenhum comentário: