Da Importância dos Jardineiros

“O que é mais importante? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde, haverá um jardim. Um jardim sem jardineiro, logo desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro.
O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem”
Rubem Alves

domingo, 14 de agosto de 2011

Águas da Prata é cidade inadequada ao plantio de cana

Em ação conjunta, a Secretaria do Meio Ambiente e de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo apresentaram o primeiro Zoneamento Agroambiental que estabelece as áreas adequadas para o cultivo de cana no território do estado.

Com base na demanda por licenciamento de atividades sucroalcooleiras, estima-se que, até 2010, a cana de açúcar ocupe 6,2 milhões de hectares em São Paulo. Segundo o estudo, o estado comporta a expansão, mas essa só será feita nas áreas sinalizadas e com o cumprimento das novas regras estabelecidas. 

O mapeamento das terras foi feito a partir de critérios ambientais como biodiversidade, presença de águas suterrâneas e superficiais, topografia regional, qualidade do ar e clima, de acordo com o que contempla o Programa Biota/Fapesp

A partir do grau de restrição para instação de novas unidades industriais, o território do estado foi dividido em áreas: 

- adequadas para a cana; 
- com limitações ambientais; 
- com restrições ambientais e 
- inadequadas para a atividade – onde não haverá nenhum tipo de instalação sucroalcooleira. 

Todos os empreendimentos que pleitearem licença ambiental para criação de novas unidades ou expansão das já existentes devem, anteriormente, adequar o manejo de defensivos agrícolas de modo a não contaminar a água captada para abastecimento público.

Além disso, para as áreas adequadas ao plantio de cana, deverão ser realizados estudos que procurem reduzir a utilização de água e protejam e recuperem espécies nativas próximas às nascentes e nas APPs – Áreas de Preservação Permanente. Já nas áreas que apresentam limitações ambientais, ainda é necessário fazer análises das águas subterrâneas e monitorar emissões de poluentes nas chaminés das caldeiras. As unidades licenciadas em áreas que possuem restrições ambientais também devem comprovar sua viabilidade por meio de EIA/RIMA – Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental.



Veja nesses links a situação de Águas da Prata. Na Planilha, procure a lista das cidades inadequadas.  Águas da Prata está depois de Várzea Paulista ( devido ao acento). O primeiro link remete às planilhas e o segundo aos mapas.


http://www.ciiagro.sp.gov.br/Z​oneamento_Agroambiental/Planil​has/ZoneamentoAgroambiental.pd​f


http://www.ambiente.sp.gov.br/​zoneamentoagroambientalcana.pd​f

Nenhum comentário: