Da Importância dos Jardineiros

“O que é mais importante? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde, haverá um jardim. Um jardim sem jardineiro, logo desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro.
O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem”
Rubem Alves

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Ficha Limpa vale para 2010, diz TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) considerou hoje, por 6 votos a 1, que a lei da Ficha Limpa, que proíbe a candidatura de pessoas condenadas por um colegiado (mais de um juiz), tem aplicação imediata e, assim, já vale para as eleições de outubro.

A Constituição impede a aplicação de qualquer mudança nas regras eleitorais um ano antes da votação, mas o TSE entendeu que a lei não representa uma alteração no processo.

Segundo a lei, a perda de direitos políticos durará oito anos desde a condenação em primeira instância e será aplicada mesmo que o réu tenha direito a apresentar um recurso em uma instância superior.

Também não poderão se candidatar nas eleições os condenados com penas menores, desde que fique demonstrado que o réu teve intenção de delinquir.

Além disso, ficarão inabilitados os políticos e magistrados que tenham sofrido sanções disciplinares ou que tenham renunciado para evitá-las.

Se o político apresentar um recurso para evitar a perda de direitos, as instâncias superiores darão prioridade ao caso. Isso aceleraria o processo, mas poderá supor uma ida mais rápida do envolvido à prisão no caso de condenação.
Fonte: Uol Notícias

Nenhum comentário: