Da Importância dos Jardineiros

“O que é mais importante? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde, haverá um jardim. Um jardim sem jardineiro, logo desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro.
O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem”
Rubem Alves

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Vamo que vamo!!!

Vamo que vamo!!!
HERÓDOTO BARBEIRO

Mais de um milhão e setecentos mil cidadãos assinaram o projeto de iniciativa popular liderado pela CNBB e OAB. O projeto que impede o Ficha Suja de se candidatar em outubro foi finalmente aprovado na Câmara dos Deputados. Até o último minuto da madrugada de terça-feira da semana passada, alguns deputados tentaram uma manobra para empurrar a votação para o dia de são Nunca, mas não conseguiram.

As caixas postais estavam abarrotadas de e-mails coordenados pelo Movimento Contra a Corrupção Eleitoral. Algumas excelências receberam mais de 15 mil mensagens por dia, foi um sufoco no servidor e os computadores travaram.
Era gente com aquela raiva bendita, como dizia Teotônio Vilela, cansada de ficar assistindo às maracutaias e manobras para os já condenados pela Justiça se perpetuarem no poder e usufruindo de foro privilegiado.

São os cidadãos de primeira classe e todo o resto é cidadão de segunda classe, com direito a não reclamar, pagar impostos e achar tudo lindo. São os que podem usar os narizes de palhaço sem nenhum constrangimento.

Foi dado um passo, mas o bastidor encobre muito mais safadeza. Partidos e parlamentares que podem ser impedidos porque praticaram crimes comuns ou que estão vendendo apoio e legenda por debaixo do pano, apresentaram destaques ao projeto original. Isto quer dizer que existem algumas minas deixadas para trás e que podem explodir o esforço coletivo de moralizar a vida pública.


Esses destaques vão ser votados em breve, e por isso é preciso ficar atento, continuar divulgando o site www.mcce.org.br para que eles entendam que nós continuamos de olho. Além da ameaça de descaracterizar o projeto e abrir uma porteira por onde vai passar uma boiada de maus elementos, com ou sem mandato, pode haver um jogo de empurra-empurra para que o prazo se esgote e o projeto não seja válido para a eleição deste ano.

Não esqueça que, depois de aprovado na Câmara, vai para o Senado e só depois para a sanção do presidente Lula. Tem de haver marcação homem a homem, como em jogo da Libertadores. Qualquer descuido e eles levam.

Outra questão importante é que a pressão via web foi tão forte que alguns partidos políticos resolveram vir a público e avisar que não importa qual seja o resultado no Congresso, não vão dar legenda para candidato Ficha Suja. Argumentam que o partido tem de ter responsabilidade pela legenda que dá para uma pessoa, afinal a Justiça Eleitoral já definiu que a vaga de deputado, senador e vereador pertence ao partido e não ao parlamentar.


Assim, em uma atitude de respeito com a opinião pública -e o medo do troco que pode ser dado na eleição deste ano- vários se comprometeram. Nessa lista estão os três grandes PT, PSDB e DEM e os não tão grandes PV, PSOL, PSC, PHB e PC do B. Não falta ninguém nesta lista? Sim, até o presente momento, apesar de tentativas diretas com a direção nacional, não se obteve resposta do PMDB, PTB, PDT e PP.

Esta é a marcha da cidadania, o nosso ‘vamo que vamo'. É verdade que ainda é muito pouco, mas o episódio mostra que existem cidadãos conscientes de que sem pressão e participação tudo fica como dantes no quartel do Abrantes. Mostra, também, que a internet tem mais influência no Brasil do que a nossa vã filosofia é capaz de imaginar.


É um bom começo. Estamos aprendendo, a duras penas. Mas quem foi que disse mesmo que uma caminhada de cinco mil quilômetros começa com o primeiro passo? Talvez o próximo seja um projeto para acabar com a verba de gabinete que senadores e deputados têm direito no valor de 60 mil reais. Ou então trocar os benefícios que usufruem hoje ao custo para o contribuinte de R$ 110 mil por um salarinho bruto de apenas R$ 50 mil mensais. Pode parecer um exagero, mais ainda assim vamos economizar nosso imposto.

HERÓDOTO BARBEIRO é gerente de jornalismo do Sistema Globo de Rádio e âncora da CBN. Ele apresenta, também, o programa de entrevista Roda Viva, toda segunda-feira, pela TV Cultura de São Paulo. Site:
www.herodoto.com.br

Nenhum comentário: