Da Importância dos Jardineiros

“O que é mais importante? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde, haverá um jardim. Um jardim sem jardineiro, logo desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro.
O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem”
Rubem Alves

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Transparência Brasil questiona candidatos ao Senado

02 de setembro de 2010

A Transparência Brasil enviou nesta terça-feira um ofício aos principais candidatos ao Senado Federal solicitando que se posicionassem a respeito do projeto de lei de acesso a informação que tramita naquela Casa (PLC 41/2010).
O projeto de lei em questão é resultado de discussão iniciada em 2005 pela Transparência Brasil no Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção da Controladoria-Geral da União (CGU).
Em 2006, como resultado de negociações conduzidas pela Transparência Brasil, o então candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva transformou o projeto de lei de acesso à informação em promessa de governo. Em maio de 2009, por iniciativa do Executivo federal e após pressões exercidas pela Transparência Brasil e outros atores junto à CGU e à Casa Civil, o projeto de lei regulamentando o acesso a informações públicas foi enviado ao Congresso.
A Transparência Brasil aguarda as respostas dos postulantes ao Senado Federal. Veja abaixo a íntegra do ofício enviado aos candidatos:

Exmo. Sr.Candidato ao Senado Federal São Paulo, 31 de agosto de 2010

Prezado senhor:
A Transparência Brasil está realizando uma consulta junto aos candidatos ao Senado Federal para que estes se posicionem diante do projeto de lei de acesso a informação pública em tramitação naquela Casa.
O PLC 41/2010, que se encontra atualmente na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática, versa sobre o acesso a informações detidas pelo Estado nos três Poderes e nas três esferas de governo.
O resultado deste levantamento será tornado público de maneira a ajudar o eleitor a realizar suas escolhas no pleito de outubro, no que diz respeito ao comprometimento de seus eventuais representantes com a transparência pública.
Nesse sentido, gostaríamos de solicitar a V. S. a gentileza de responder às seguintes questões:
Caso V. S. vença a eleição de outubro e o PLC 41/2010 necessite vossa apreciação, qual será a posição a ser tomada?
a. Apoiará integralmente o presente texto;
b. Fará alterações no texto (se esta for a alternativa escolhida, pede-se anotar quais serão as alterações sugeridas); ou
c. Desaprovará o texto.
V. S. tomará alguma providência no sentido de acelerar a tramitação do PL 41/2010?
a. Sim (se for esta a alternativa selecionada, pede-se indicar qual procedimento será adotado);
b. Não

Agradecendo a atenção, despeço-me,
Atenciosamente,
Claudio Weber Abramo
Diretor executivo

Acompanhe o desempenho dos ministros do Supremo Tribunal Federal no projeto Meritíssimos. Quem mais demora e quem é mais eficiente na resolução de processos, quem tem os melhores indicadores.
Pela primeira vez, a percepção de lentidão do Judiciário é explicada com mensurações objetivas:
http://www.meritissimos.org.br/stf/index.php

Consulte sempre o projeto Excelências, que traz informações aprofundadas sobre os 2.368 integrantes de todas as principais Casas legislativas brasileiras: processos na Justiça, doações eleitorais, como gastam o dinheiro que recebem e muito mais:
http://www.excelencias.org.br/

Visite todos os dias o projeto Deu no Jornal, que traz o noticiário sobre corrupção e controle publicado em jornais e revistas de todo o país:
http://www.deunojornal.org.br/

Acostume-se a consultar o projeto Às Claras, que traz informações sobre quem paga quem em eleições:
http://www.asclaras.org.br/

Acompanhe a Transparência Brasil no Twitter:
http://twitter.com/trbrasil

FONTE: Transparência Brasil

Nenhum comentário: